segunda-feira, 4 de julho de 2011

Esch/Alzette: Grande festa da solidariedade da ACBL


Realizou-se neste fim-de-semana a "Grande Festa da Solidariedade" da Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo (ACBL), tendo como objectivo angariar fundos para várias acções de solidariedade.

Cerca de duas mil e quinhentas pessoas passaram pelo parque de Gaalgebierg, em Esch-sur-Alzette, para conviver e contribuir a favor desta instituição que trabalha em prol dos mais desfavorecidos.

Rogério Oliveira, presidente da associação, confessa que o grande sucesso que a ACBL tem tido nas suas campanhas se deve essencialmente "à persistência, à diversão que as festas proporcionam e à contribuição de alguns empresários no Luxemburgo." Apesar de não ter qualquer apoio financeiro por parte dos governos português e luxemburguês, ao fim de 14 anos a ACBL já conseguiu angariar mais de 250 mil euros: "As pessoas gostam de colaborar para o nosso objectivo", afirma António Marques, da direcção, que enfatiza também "a boa vontade das pessoas" como fundamental para a continuação do projecto solidário: "ainda não temos um balanço da festa, em termos financeiros, mas pelo menos a nível da adesão do público está tão boa ou melhor do que em anos anteriores".

Além dos comes e bebes à portuguesa e dos jogos para crianças, a festa contou com várias presenças, entre as quais a Banda Paulo Oliveira, o grupo Onda Jovem, a cantora Stéphanie Nunes, e o Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo da Apúlia. Marcou presença também nesta festa o conselheiro Social da Embaixada Portuguesa, Carlos Correia, para demonstrar "o reconhecimento desta e de todas as associações que nos representam". Segundo o conselheiro da embaixada, "a comunidade portuguesa é extremamente organizada e tem uma importante actividade cultural e social, que se deve sempre valorizar."

E foi no meio de um excelente espaço verde, com o sol e as temperaturas de Verão a ajudarem à festa, que a ACBL demonstrou que Portugal está vivo e que, mesmo dentro dos cenários de crise, a solidariedade não deixa de fazer parte do léxico de um povo.

Texto e fotos: Ana Sofia Azevedo


Sem comentários:

Enviar um comentário