terça-feira, 26 de julho de 2011

Guiné-Bissau: PR recebe partidos com assento parlamentar para analisar pedido de demissão do primeiro-ministro

O Presidente guineense deve receber hoje os partidos com assento parlamentar e representantes da sociedade civil para discutir o pedido de demissão do primeiro-ministro que tem sido feito nos últimos dias pela oposição, disse à Lusa fonte da presidência.

Segundo a mesma fonte, Malam Bacai Sanhá, que regressou ao país no domingo, quer saber o que se passa e quais as motivações dos partidos e também qual a opinião da sociedade perante a insistência da oposição na demissão do primeiro-ministro.

A oposição, reagrupada no chamado coletivo de oposição democrática, que junta 17 partidos, na sua maioria sem representação parlamentar, tem exigido, através de manifestações nas ruas de Bissau, a demissão do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

Para a oposição, Gomes Júnior devia ser demitido pelo Presidente ou sair por sua livre iniciativa e responder perante a justiça para esclarecer as suas alegadas implicações nos assassínios de figuras políticas do país em 2009, entre as quais o ex-Presidente ‘Nino’ Vieira.

Na última manifestação de rua, a oposição ameaçou mesmo “atacar politicamente” o Presidente caso este não demitisse o primeiro-ministro.

Entretanto, Carlos Gomes Júnior exigiu na semana passada ao Procurador-Geral da República a abertura de inquéritos para apurar as “graves acusações” que lhe são dirigidas pela oposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário