terça-feira, 12 de julho de 2011

Jean-Claude Hollerich é novo arcebispo do Luxemburgo

O novo arcebispo do Luxemburgo, esta manhã,
à sua chegada ao aeroporto do Findel
Foto: Marc Wilwert

Foi hoje nomeado, às 12h, o novo arcebispo do Luxemburgo, monsenhor Jean-Claude Hollerich.

Monsenhor Jean-Claude Hollerich sucederá a monsenhor Fernand Franck na chefia da Igreja luxemburguesa.

A ordenação episcopal para a tomada de posse da Arquidiocese do Grão-Ducado está marcada para o domingo, 16 de Outubro, às 15h, na Catedral do Luxemburgo.

A renúncia que monsenhor Franck tinha dirigido ao papa Bento XVI a 28 de Fevereiro para deixar o seu cargo foi oficialmente aceite ontem pelo santo padre. No mesmo dia, Bento XVI nomeou Jean-Claude Hollerich como sucessor de Fernand Franck.

Hollerich, que ocupava até agora o cargo de vice-reitor da "Sophia University" em Tóquio, chegou esta manhã, às 9h55, ao aeroporto do Findel. Ao meio-dia teve lugar a nomeação oficial. Nesse preciso momento fizeram-se ouvir os sinos de todas as igrejas do país.

O Vaticano pediu ainda que monsenhor Fernand Franck continuasse no Arcebispado do Luxemburgo enquanto administrador apostólico até à tomada de posse do seu sucessor, em Outubro.

Outra das mudanças na chefia da Igreja luxemburguesa é a nomeação por monsenhor Franck do cónego Mathias Schiltz, até ontem vigário-geral do Luxemburgo, para representante permanente do administrador apostólico, até à tomada de posse do novo arcebispo. Depois de entrar em funções, Hollerich deverá nomear um novo vigário-geral.

Jean-Claude Hollerich nasceu a 9 de Agosto de 1958 em Differdange, mas passou a sua infância em Vianden. Depois de estudos secundários na Escola Apostólica de Clairefontaine e no Liceu Clássico de Diekirch, iniciou a sua formação sacerdotal na Universidade Gregoriana de Roma. Entrou na Companhia de Jesus em 1981, ano em que começou o seu noviciado em Namur (Bélgica). Em 1985 parte para o Japão, onde estuda a língua e a cultura nipónicas, e Teologia na "Sophia University". A sua ordenação dá-se em 1990. Em 2002, fez os seus votos definitivos na Igreja Santo Inácio de Tóquio e integrou a província jesuíta do Japão. Desde 2008, era vice-reitor da "Sophia University" para os Assuntos Gerais e Estudantis.

José Luís Correia
Foto: Marc Wilwert

Sem comentários:

Enviar um comentário