terça-feira, 12 de julho de 2011

Euro/Crise: "Nenhum país estará em risco" se UE estiver unida, garante Luc Frieden

Nenhum país estará em risco se a Zona Euro e a União Europeia (UE) estiverem unidas, disse hoje o ministro luxemburguês das Finanças, Luc Frieden, à entrada para o conselho de ministros das Finanças.

No dia seguinte à reunião dos ministros europeus das Finanças sobre a situação grega, com o alastrar das preocupações à Itália, o governante luxemburguês, citado pela agência espanhola EFE, mostrou-se convencido de que se não houver unidade da UE e um país “tiver um problema importante isso afectará” toda a estrutura.

“Estamos a lidar com a Grécia, Irlanda e Portugal e vamos assegurar-nos de que, através das medidas que estamos a tomar, esteja assegurada a estabilidade da Zona Euro”, considerou Frieden, que acrescentou saber que “vai ser difícil convencer os mercados”, por estes esperarem sempre que haja decisões face ao panorama actual.

Os ministros das Finanças da Zona Euro asseguraram na segunda-feira, em Bruxelas, que estão “completamente decididos” a tomar as medidas necessárias para impedir os riscos de contágio da crise da dívida, incluindo uma diminuição das taxas de juro.

Numa declaração lida pelo presidente do Eurogrupo e primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, os 17 ministros afirmaram que serão apresentadas propostas neste sentido “muito em breve”.

As propostas irão “melhorar a flexibilidade e o âmbito do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, aumentar as maturidades dos empréstimos e baixar as taxas de juro”, segundo Juncker.

Lusa
Foto: Serge Waldbillig

Sem comentários:

Enviar um comentário