segunda-feira, 11 de julho de 2011

Rumelange: Festas e noites temáticas à porta de casa

Dois jovens, Paulo Afonso e Lara Barradas, são da opinião que os jovens deveriam ter outras possibilidades e lugares para festejar em Rumelange e decidiram, em colaboração com os proprietários de um café local, organizar festas temáticas diversas.

Paulo tem 20 anos e Lara 19. Filhos de pais portugueses, ambos nasceram no Luxemburgo. Segundo eles, "os lugares e as oportunidades de festejar são limitadas para os jovens luso-descendentes, principalmente em Rumelange". A partir daí, uniram-se ao DJ David e à esposa, Mónica Salgueiro, gerente do Café Central em Rumelange, e a Ricardo Vieira, um amigo, para organizar noites temáticas no Café Central. “Quando os jovens se querem divertir, unicamente o podem fazer nas discotecas. Estas, encontram-se principalmente na cidade de Esch ou no Luxemburgo e o transporte público não é adequado. Para mais, se bebem álcool, mesmo sendo pouco, torna-se ainda mais perigoso. Aqui, os jovens podem divertir-se, não estão muito longe de casa e, se bebem alguma coisa, o perigo de acidente é reduzido” explicaram Paulo e Lara ao CONTACTO.

A festa do passado sábado, sob o tema "Fluo Night/Trojka", foi a primeira deste tipo. À entrada as pessoas recebiam pulseiras fluorescentes. Uma azul para os comprometidos ou uma vermelha para os solteiros. Isto, para o tema "Fluo Night", enquanto a "Trojka", que nada tinha a ver com os acontecimentos em Portugal, estava ligada a uma bebida alcoólica bem conhecida.

Todos os eventos, tal como este último, terão um ou dois temas principais. Desde o início destas organizações, já houve uma "Noite da Sangria", uma "Festa da Juventude" e um "Festival da Francesinha", que juntaram mais de cinquenta pessoas por sessão. São na maioria jovens, mas pessoas de outras faixas etárias também se juntam regularmente à festa e se entretêm.

No entanto, Paulo e Lara, não querem parar por aí. Daqui a pouco serão as férias e Paulo estará ausente. Para os que ficam, as actividades continuam no Café Central, mesmo que a ritmo reduzido. Mas em Setembro os dois jovens querem redobrar esforços e continuar com eventos variados. E, se a oportunidade surgir, porque não noutros locais... "Os temas, em qualquer caso, não vão faltar", confessaram Paulo e Lara ao CONTACTO.

 texto: Carlos de Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário