quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Destaques do jornal CONTACTO de 14 de Setembro de 2011


(clique para ampliar)

O CONTACTO faz esta semana manchete com a situação dos refugiados no Luxemburgo. A situação é explosiva. Este ano, os pedidos de asilo duplicaram e os abrigos no Grão-Ducado estão a rebentar pelas costuras. Sem camas nem tectos há refugiados a viver em parques de campismo, em tendas de campanha montadas pela Cruz Vermelha luxemburguesa. Pelo menos 30 pessoas estão à mercê do inverno que se aproxima.

No Luxemburgo há eleições autárquicas a 9 de Outubro e a campanha eleitoral arrancou oficialmente na segunda-feira. Dos mais de três mil candidatos em liça aos conselhos municipais há dezenas de candidatos portugueses ou de origem portuguesa.

Os salários vão aumentar em Outubro. Com a inflação que subiu em Agosto e com a indexação automática dos salários prevista para 1 de Outubro, como prometida pelo governo, os ordenados deverão subir 2,5% já no próximo mês.

Em vésperas de regresso às aulas, a OCDE divulgou os resultados do estudo "As perspectivas da educação 2011" e mais uma vez o Luxemburgo não sai bem na fotografia. Segundo a OCDE, o Luxemburgo é dos países que mais investe na educação, com recursos humanos e financeiros, mas depois a taxa de obtenção de diplomas no fim do ensino secundário é ligeiramente inferior à média da OCDE. A ministra da Educação do Luxemburgo desculpa-se com o multilinguismo do sistema de ensino que se revela muito duro, sobretudo para os alunos estrangeiros.

No Desporto, Nuno Moreira, do Clube de karaté da Maia, foi um dos grandes destaques da Lion Cup que se disputou no fim-de-semana no Luxemburgo ao derrotar todos os adversários na categoria sénior de menos de 78 kg.

O grão-duque herdeiro Guillaume do Luxemburgo esteve no sábado em Lamego para assistir a um concerto da European Youth Wind Orchestra. Guillaume apareceu no Teatro Ribeiro da Conceição acompanhado de uma jovem, cuja elegância não passou despercebida. Trata-se da sua nova namorada? O palácio grão-ducal que mantem discretíssima a vida privada da família real, não quis confirmar nem desmentir a informação.

Estas e outras notícias no CONTACTO desta quarta-feira, o jornal semanário mais lido no Luxemburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário