domingo, 6 de novembro de 2011

"É preciso dizer aos portugueses que o Luxemburgo já não é o Eldorado"

Com a crise e a austeridade à porta, os portugueses continuam a emigrar. Mas o Luxemburgo já não é o Eldorado de outros tempos, alerta o ministro do Trabalho luxemburguês. O aviso de Nicolas Schmit foi feito durante o colóquio sobre emprego organizado pelo CASA e a ADEM.

A crise já chegou ao Luxemburgo, alerta o ministro do Trabalho, que está preocupado com a nova vaga de emigrantes portugueses.

"Durante muito tempo, o Luxemburgo foi relativamente poupado ao flagelo do desemprego que atacou a Europa. Mas agora atingimos uma taxa de desemprego que nunca vimos antes, e estamos com um nível de desemprego excepcionalmente alto, de 6 %", alertou Nicolas Schmit.

Números que se agravam no caso da comunidade portuguesa: os portugueses representam 21 % da mão-de-obra activa no Luxemburgo mas são também 34 % dos desempregados, recordou o ministro. "E 75 % dos portugueses no desemprego não são qualificados", frisa o governante. O que torna ainda mais difícil a busca de emprego.

"É preciso dizer a quem quer vir [para cá] que o Luxemburgo já não é o Eldorado e que a crise também passou por aqui", apelou o governante. "Estamos numa Europa aberta, onde as pessoas podem circular, e não vamos voltar a erguer muros na Europa. Mas é preciso ser responsável: não se deve trazer as pessoas para cá quando não há trabalho", insistiu o ministro.

Texto: P.T.A.
Foto: M.Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário