quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Os 100 anos da siderurgia luxemburguesa em exposição - até 14 de Dezembro

Para assinalar existência centenária das "Aciéries Réunies de Burbach-Eich-Dudelange" conhecida através dos tempos pela sigla ARBED, assim como outros factos históricos, os Arquivos Nacionais do Luxemburgo inauguraram a exposição "Feierrout: o último século da siderurgia luxemburguesa", no passado dia 19 de Outubro nas instalações dos Arquivos Nacionais (plateau St-Esprit, cidade do Luxemburgo).

Esta mostra foi possível devido a mais de "4.500 metros lineares de arquivos industriais provenientes da ARBED" e que foram sucessivamente "herdados" pelos Arquivos Nacionais a partir do fim da década de 1980, regozija-se Josée Kirps, directora dos Arquivos Nacionais. Tendo em conta este "autêntico tesouro", de mais de 12.000 planos e centenas de fotografias, aliado a todo um "tratamento eficaz de dados a nível informático", chegou-se a um resultado impressionante a nível de registo histórico da siderurgia luxemburguesa.

No âmbito desta exposição altamente visual e interactiva, pode-se viajar durante este século de existência da ARBED, desde os momentos da sua criação, às alianças internas e externas do sector, aos períodos da II Guerra, assim como os operários e a contestação social e a evolução da ARBED, antes um pouco mais "regional", até à actual visão planetária que se lhe conhece (Arcelor Mittal).

Sendo um trabalho conjunto dos Arquivos Nacionais e do projecto de pesquisa "Terres Rouges", assim como o Centro de Estudos e de Pesquisa Europeia Robert Schuman, esta mesma exposição conta igualmente com relatos de operários, engenheiros, responsáveis do pessoal, entre outros, todos eles na reforma, que contam uma visão real das diferentes etapas da história da ARBED.

Todos estes relatos orais podem ser escutados no âmbito da exposição, "uma fonte de informação histórica das mais ricas e mais importantes sobre a vida quotidiana e do trabalho na ARBED que ficará para sempre nos nossos arquivos", explica Josée Kirps.

A exposição "Fierrout" estará patente até ao próximo dia 14 de Dezembro e a entrada é gratuita. A exposição é proposta nas línguas francesa e alemã. Os Arquivos Nacionais propõem igualmente visitas guiadas gratuitas, nas mesmas línguas, para grupos com um máximo de 12 pessoas. Basta para isso contactar Romain Schroeder através do telefone 24 78 66 92 ou por correio electrónico: romain.schroeder@an.etat.lu

Texto e foto: Gualter Veríssimo

Sem comentários:

Enviar um comentário