quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Duas Ceias de Natal em Esch e Bonnevoie para os Sem-Abrigo



 Em Esch, Centro Abrisud acolheu Sem-Abrigo numa ceia de Natal muito especial 

A associação "Amis du Foyer de Nuit Abrisud" convidou no sábado (17 de Dezembro) os sem-abrigo que frequentam o centro nocturno de Esch-sur-Alzette para um jantar de Natal, que ficou marcado pelos sorrisos e pela entrega de pequenos presentes.

Fundada em 2010, a associação "Amis du Foyer de Nuit Abrisud" quer ajudar moralmente, financeiramente e materialmente o abrigo nocturno Abrisud, que trata de encontrar alojamento temporário para as pessoas sem abrigo. A associação tem ainda como objectivo reintegrar os excluídos socialmente, através de actividades e passeios.

No sábado, a associação convidou os utentes do abrigo para um jantar de Natal, com entrega de um pequeno presente, mas igualmente de casacos de Inverno, que tanto lhes fazem falta nesta época do ano.

Actualmente, o abrigo acolhe 18 pessoas, dos quais cerca de um quarto são lusófonos. Rodeados e apoiados por sete profissionais – educadores, assistentes sociais ou ainda estudantes em formação – os sem-abrigo tentam encontrar habitação, trabalho e um pouco da dignidade perdida nas ruas, onde vivem sem meios de subsistência. Em qualquer altura da vida, qualquer pessoa pode ter problemas e ser incapaz de pagar um aluguer ou facturas. Qualquer pessoa pode um dia ir viver para a rua e ficar sem abrigo. Um ciclo vicioso que leva à exclusão social. "Não devemos esquecer que uma pessoa sem abrigo e, por essa razão, sem endereço, não tem direito a subsídio de desemprego, não pode beneficiar da segurança social ou mesmo inscrever-se na ADEM", recordou nessa noite o presidente e fundador da associação "Amis du Foyer de Nuit Abrisud", Paul Weidig.

Esta é um pouco a história de Adriano. "Eu gostava de trabalhar. Apresentei-me ultimamente em dois empregos. Mas cada vez ouço a mesma coisa: demasiado velho para trabalhar e demasiado jovem para a reforma", conta o português ao CONTACTO. Com 58 anos de idade, vive no Luxemburgo há quase 13. O primeiro empregador foi à falência, o último despediu o pessoal devido à crise. Adriano, que trabalhou toda a sua vida, encontrou-se de repente no desemprego. Divorciado, incapaz de pagar um aluguer, porque há sempre um tempo de espera antes de receber qualquer subsídio, Adriano passa as noites no Abrisud, em Esch/Alzette. Já lá vai um ano.

Porque o centro para sem-abrigos de Esch só acolhe as pessoas a partir das 17h, durante o dia Adriano continua a procurar trabalho. Para passar o tempo lê tudo o que lhe vem à mão. "Gostava de conseguir um contrato numa empresa de inserção, daqui a um ou dois meses", diz. "Assim poderia terminar o meu tempo de descontos e encontrar alojamento."

O caso de Adriano é quase idêntico ao de todos os outros sem-abrigo que ali estavam presentes naquele jantar. Para já, Adriano e os outros encontram no Abrisud de Esch um telhado e pessoas amigas. Durante algumas horas, naquele jantar de Natal, no sábado, cada um pôde, por um curto período de tempo, esquecer as suas preocupações pessoais.

Foto e texto: Carlos de Jesus 
___________________________
 
Ceia de Natal também no Foyer Ulysse, em Bonnevoie

A Ceia de Natal para os Sem-Abrigo oferecida pela Caritas e pela Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo (ACHBL) teve lugar no Foyer Ulysse em Bonnevoie, no sábado (17 de Dezembro).

Preparado e servido por cerca de 20 pessoas, membros da ACHBL e simpatizantes, a tradicional Ceia de Natal para os Sem Abrigo compunha-se de sabores portugueses: canja, bacalhau com batatas e couves, e diferentes sobremesas da época, feitas pelos voluntários.

O jantar contou com a presença de Stéphanie Faia, Miss Portugal no Luxemburgo para 2012 (na foto, em cima) madrinha do evento, e que encantou com a sua beleza e sorriso. “Eu nunca tinha participado num jantar como este, mas penso que é muito importante podermos dedicar um dia para estas pessoas que tanto precisam”, confia. Este ano, mais uma vez, a organização distribuiu um saco de prendas a cada um dos sem-abrigo presentes, um donativo composto de bens de primeira necessidade preparado pela ACHBL com a contribuição de vários particulares e empresas.

Para Rogério Oliveira, presidente da ACHBL, esta Ceia de Natal "é uma oportunidade para tratar os sem-abrigo com dignidade e respeito". E assegura: "Continuaremos enquanto nos permitirem, porque nesta época festiva, temos de pensar nos que não tiveram a mesma sorte que nós, e que passam estes momentos sozinhos”.

"Geralmente o Verão é um período mais clemente com os sem-abrigo. Mas este ano não tem havido períodos calmos nos lares, uma consequência da crise", confiam-nos os responsáveis da organização. "Este ano, o jantar contou com menos participantes, o que nem por isso significa que haja menos pessoas a necessitarem de ajuda", dizem. Os sem-abrigo provenientes da África do Norte não quiseram participar ou por não partilharem as mesmas crenças, lamentou ainda a organização. Este ano, ao contrário dos últimos anos, a ceia não contou com a presença de muitos lusodescendentes. "Alguns terão conseguido estabilizar a vida, outros terão voltado para junto das suas famílias", consideraram os organizadores.

Uma Ceia de Natal que foi do agrado de todos os presentes e que permitiu a muitos aproveitar uma refeição completa e o calor humano que facilmente se sentia na sala.

Sabrina Sousa 
Fotos: Sérgio Lontro 


Ana Dias (Comité Miss Portugal-Lux.), Rogério Oliveira (ACHBL) e Stéphanie Faia, Miss Portugal-Luxemburgo para 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário