quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Aníbal Coimbra homenageado pela Federação Lux. de Powerlifting, pela conquista do título da modalidade


Recentemente coroado com o título de campeão do mundo de powerlifting, Anibal Coimbra foi homenageado no passado sábado pela Federação de Halterofilia, Luta e Powerlifting do Luxemburgo (FLHLP) nas instalações do Instiututo Nacional dos Desportos (INS), em Cents, na capital

No último Campeonato do Mundo realizado na República Checa, em Novembro, Aníbal Coimbra arrecadou o título de campeão do mundo. Conseguindo 400 kg em flexão de pernas, 257,5 kg no "spino", e 370 kg no peso morto, o atleta de Hamm atingiu um total de 1027,5 kg, o que lhe permitiu ultrapassar o russo Konstantin Lebedko, na classificação geral.

A recepção de sábado ao atleta originário de Tondela contou com a presença de vários membros das autoridades oficiais, desde Marc Theisen, presidente do Comité Olímpico Luxemburguês (COSL), Carlo Hastert, representante do Ministério dos Desportos, Alex Goergen, responsável do Serviço dos Desportos da comuna do Luxemburgo, e Gilbert Neumann, director da Coque.

Uma homenagem feita por este primeiro título mundial, que vem completar um palmarés já bem recheado. "Com o título de campeão do mundo, ganhei agora todos os troféus da disciplina. Era um dos meus objectivos", refere Aníbal.

Aníbal Coimbra chegou ao Luxemburgo em 1989, mas não se dedicou de imediato à prática do powerlifting. "Começei com o futebol, em Hollerich, durante vários anos. Eu não era dos piores, mas nao me divertia a dar pontapés numa bola", recorda. Só passados oito anos de estar no país, em 1997, é que descobre a modalidade. Na sua primeira participação numa prova, vence o campeonato nacional da disciplina. "Um título que venci, até a data, 14 vezes consecutivas”, precisa. O que corresponde a um domínio solitário a nível nacional. Notável, mas sem comparação com os troféus internacionais ganhos ultimamente.

O atleta fez seu o título de campeão das Comunidades Europeias, o título de campeão da Europa e o de campeão do Mundo. Coimbra chegou assim ao topo da sua carreira desportiva, aos 39 anos. "Mas penso, para já, na reforma. Enquanto eu tiver vontade e o meu corpo quiser, vou continuar", confia o atleta de Hamm, que dá peso às suas declarações, acrescentando os seus proximos objetivos. "Em Janeiro, vou iniciar treinos intensivos para preparar as próximas competições internacionais. Antes de mais, quero melhorar o meu total. Depois de conseguir levantar 1.027,5 kg no último Campeonato do Mundo, quero chegar agora aos 1.060 kg". Um projecto ambicioso, mas que o atleta acredita estar ao seu alcance, o mais tardar durante o Campeonato do Mundo, a ter lugar no Luxemburgo, em 2015.


Apoios possíveis

Marc Theisen, presidente do Comité Olímpico luxemburguês (COSL): "Os desempenhos de Aníbal Coimbra, ao longo da sua carreira, mas especialmente nos últimos dois anos, em que conseguiu chegar a um total de mais de mil quilos, são um grande feito, que temos de assinalar. Um atleta como o Aníbal Coimbra é um verdadeiro modelo para todos os atletas, pela sua disciplina e também pelo seu trabalho. Infelizmente, o facto de ser campeão do mundo não é suficientemente realçado no Luxemburgo. Mas, apesar disso, até agora os organismos desportivos têm-lhe dado o apoio possível, e vamos continuar a dar, para o ajudar a atingir os seus novos objectivos."

Alain Hammang, presidente da Federação de Powerlifting : "O título de campeão do mundo obtido por Aníbal Coimbra é uma enorme satisfação, mas também uma recompensa pelo trabalho realizado nos últimos anos por um grupo. Acho lamentável que os jornalistas desportivos não tenham considerado útil prestar homenagem a este campeão do mundo na gala deste ano (ver CONTACTO de 14/12/2011).  

Texto: José Coimbra
Foto: Nicolas Bouvy 
________________________________

Comentário
Um campeão do mundo injustiçado


Aníbal Coimbra coloca bem alto as cores da bandeira luxemburguesa e do seu clube, o Hamm, cada vez que compete no estrangeiro, que arrecada uma medalha, que bate um record, que brilha nos rankings internacionais. O nome é português, mas o hino que soa nos pódios dos quatro cantos do Mundo é luxemburguês.

O tondelense venceu já 14 títulos de campeão do Luxemburgo. 14! Seguiram-se os de campeão da Grande Região, e de campeão da Europa em 2007 e 2010. Em Novembro conseguiu, entre a elite mundial da modalidade, o título de campeão do Mundo.

No entanto, os seus feitos continuam a ser ignorados pelos responsáveis que dizem representar e dignificar o mundo do desporto no Luxemburgo.

O exemplo mais gritante foi a gala promovida pelos jornalistas da imprensa desportiva luxemburguesa "Sportpress", que teve lugar a 8 de Dezembro, em Mondorf (ver edição do CONTACTO de 14/12/2011), na qual estes distinguem anualmente os "melhores desportistas do ano no Luxemburgo". Em anos anteriores, ignoraram o palmarés nacional e europeu de Aníbal Coimbra. Este ano, o título de campeão mundial parece também não ter pesado!?...

Sem desprimor para os galardoados deste ano da Sportpress – entre os quais Andy Schleck (2° na Volta à França em Bicicleta em 2011), a tenista Mandy Minella (n°110 mundial) e a Selecção Luxemburguesa de Futebol (n°127 mundial) –, penso que não deviam ter esquecido Aníbal Coimbra. Afinal trata-se de um campeão mundial. A não ser que os prémios sejam apenas para "os melhores luxemburgueses do ano". Nuance difícil de entender para quem tanto prestígio traz ao Grão-Ducado. Ou foi esquecimento? O que é pior?

Talvez para reparar a injustiça, a Federação Luxemburguesa de Powerlifting resolveu homenagear o atleta português, uma semana depois da gala da Sportpress. Mas o ministro dos Desportos não se deslocou, como o fizera para a Sportpress, enviou um representante. Na gala da Sportpress estiveram presentes 700 convidados. Na discreta cerimónia de Aníbal, cerca de 30.

Em Novembro, a CCPL não esqueceu Aníbal Coimbra e distinguiu-o com um merecido Prémio Personalidade. Da comunidade, o atleta já tem o reconhecimento. Falta agora recebê-la das instâncias nacionais do Luxemburgo.  

José Luís Correia




  

Sem comentários:

Enviar um comentário