quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fosso entre ricos e pobres aumentou no Luxemburgo

Foto: Gerry Huberty
O fosso entre ricos e pobres aumentou no Luxemburgo, conclui o mais recente estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre a distribuição de rendimentos.

O Grão-Ducado desceu para 22o lugar. Há 30 anos, estava na 4a posição da tabela da OCDE. O coeficiente de Gini mede a distribuição de rendimentos numa escala de zero a um. O zero corresponde a uma igualdade perfeita de rendimentos e o um significa a desigualdade total. A pontuação do Luxemburgo é actualmente 0,288. Em meados dos anos 80 era de 0,247, o que representa uma subida de 0,041.

"Actualmente, o rendimento médio de 10 % dos mais ricos é nove vezes mais alto que aquele de 10 % dos mais pobres", conclui o estudo "Divided We Stand: Why Inequality Keeps Rising": o fosso entre ricos e pobres atingiu o nível mais elevado dos últimos 30 anos.

Pela primeira vez, a desigualdade está a aumentar na Europa em países tradicionalmente conhecidos pela sua distribuição equilibrada de riqueza, como a Alemanha, Dinamarca e Suécia.

O relatório destaca, em particular, o facto de países com fortes desigualdades, como os Estados Unidos e Israel, terem acentuado o fosso entre pobres e ricos.  

Texto: I.F.

Sem comentários:

Enviar um comentário