terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Indignados/EUA: Manifestantes bloqueiam parcialmente as operações dos portos da costa oeste

Grupos organizados de manifestantes bloquearam parcialmente na segunda-feira as operações dos portos da costa oeste dos Estados Unidos numa ação coordenada no âmbito do movimento dos "indignados".

Os protestos afetaram principalmente os portos de Long Beach e Oakland, no estado da Califórnia, e de Portland, no Oregón.

Em Portland, centenas de pessoas impediram a circulação de veículos até aos terminais principais do porto.

A situação mais tensa foi registada à entrada do porto de Long Beach, onde a polícia teve que intervir para dispersar as cerca de 200 pessoas que procuravam impedir a circulação de veículos e, pelo menos, dois manifestantes foram detidos.

Através do Twitter, os "indignados" garantiram que os acessos ao porto de Long Beach foram bloqueados cerca das 09:00 locais de segunda-feira (17:00 em Lisboa), tendo a normalidade sido restabelecida meia hora depois, com a intervenção das forças policiais.

Em Portland foram registadas três detenções por posse de arma, roubo de um veículo e por uma ordem de prisão pendente.

"Os portos da costa oeste são uma fonte de benefícios enormes para os magnatas ladrões", explica na Internet o movimento "Ocupar os portos".

Este movimento alega que entidades financeiras como a Goldman Sachs são investidores na SSA Marine, empresa que gere um grande número de terminais marítimos na costa oeste.Mas a SSA Marine indicou que a Goldman Sachs controla apenas três por cento dos ativos da empresa.

Os "indignados" acusam a SSA Marine de desenvolver políticas que prejudicam os trabalhadores, mas os sindicatos negaram qualquer envolvimento nos protestos, apesar de terem manifestado simpatia para com as "preocupações sobre os abusos empresariais e o futuro da classe média" dos movimentos "Ocupar".

Os "indignados" pretendiam paralisar os portos de Los Angeles, Long Beach, Oakland e San Diego, na Califórnia, assim como os de Portland, no Oregón, e Tacoma e Seattle, em Washington, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário