sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Tripartida anulada após boicote dos sindicatos

Foto: Marc Wilwert
A reunião tripartida agendada para hoje foi anulada, depois de os sindicatos terem boicotado o encontro. Em causa está a recusa da União das Empresas Luxemburguesas (UEL) em retirar as propostas feitas para a reunião de hoje, consideradas "provocatórias" pelos sindicatos. 

A UEL quer abolir o mecanismo da indexação salarial e congelar o salário mínimo social, propostas que os sindicatos exigiam ver retiradas da agenda. Mas o ultimato feito pelos sindicatos, cujo prazo terminava ontem ao meio-dia, ficou sem resposta. Resultado: os sindicatos recusaram participar no comité de coordenação da tripartida que deveria ter lugar esta sexta-feira. Às 14h de ontem, as principais centrais sindicais enviaram um email ao primeiro-ministro a confirmar o boicote.

Juncker decidiu anular a reunião, mas deixa um aviso: com ou sem sindicatos, o Governo vai avançar. E é provável que as decisões do Executivo sigam as orientações do patronato, a começar pela liberalização dos contratos de trabalho. O primeiro-ministro vai fazer uma declaração ao país ao início da tarde, no final do Conselho de Ministros.

   

Sem comentários:

Enviar um comentário