sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Luxemburgo: Estudantes estão contra base de dados pessoais

Os estudantes estão contra a base de dados que a ministra da Educação luxemburguesa quer criar com informações dos alunos. Em causa estão dados sensíveis como a situação económico-social dos alunos, que a ministra quer incluir na base de dados.

A Conferência Nacional dos Alunos do Luxemburgo (CNEL) é peremptória. O projecto-lei que prevê a criação de uma base de dados com informações pessoais sobre os alunos tem "demasiadas ambiguidades" e "não é aceitável para os representantes dos alunos", pode ler-se num comunicado da associação divulgado ontem. O ponto que suscita mais discórdia é a proposta de incluir na base de dados a situação socioeconómica dos pais dos alunos.

"Informações como o rendimento e o nível de escolaridade dos pais continuam a ser dados sensíveis", insurge-se a associação de estudantes.

A CNEL teme ainda pela segurança da base de dados. Sobretudo depois do acesso ilegal e roubo de mais de 48.600 fichas clínicas de atletas inscritos no Centro Médico-Desportivo, em Janeiro.

Se o projecto-lei for aprovado, a base de dados vai incluir todas as informações do percurso escolar dos alunos, incluindo a situação socioeconómica dos pais.

Sem comentários:

Enviar um comentário