sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

"Há gente que prefere dormir na rua apesar do frio"

Foto: P.T.A.
Desde quarta-feira, há mais 24 camas para os sem-abrigo no Luxemburgo, mas mesmo assim "há quem prefira dormir na rua", lamenta a assistente social Stéphanie Silva. A Polícia está atenta.

As antigas instalações do Kopplabunz, um centro para mulheres na rue Michel Rodange, na capital, acolhem desde quarta-feira mais 14 pessoas sem-abrigo. Mas o centro tem capacidade para 24 pessoas. Apesar das temperaturas glaciais dos últimos dias, há quem recuse dormir nas camas improvisadas para fazer face ao Inverno. "Não querem", garante Stéphanie Silva, assistente social na Caritas. "Ainda ontem uma pessoa que mora aqui na Gare telefonou-nos a avisar que havia um sem-abrigo a dormir na rua. Nós conhecemos o senhor, mas ele não quer dormir num centro para sem-abrigo, e prefere dormir na rua, não sabemos exactamente onde. É muito perigoso, com estas temperaturas, mas não podemos obrigar as pessoas", lamenta a assistente social.

A Polícia está atenta. "Se as patrulhas vêem alguém na rua durante as rondas, nesta altura de baixas temperaturas, abordamo-los para ver se estão bem, faz parte da nossa missão", explica ao POINT24 Claude Strotz, porta-voz da Polícia grã-ducal. "Mas nos últimos dois dias não tivemos nenhum caso", garante.

As 24 camas suplementares fazem parte do plano "Acção Inverno", conduzido todos os anos de 1 de Dezembro a 30 de Março pelos serviços sociais luxemburgueses.

Desemprego põe portugueses a viver na rua

Há portugueses entre os novos sem-abrigo que os serviços sociais luxemburgueses acolhem este Inverno, garante Stéphanie Silva, assistente social na Caritas. A maioria vive no Grão-Ducado e perderam o emprego. "Não sei precisar números, mas os portugueses começam agora a chegar [aos abrigos]. Abrimos a acção de Inverno em Dezembro, e nessa altura tínhamos mais sem-papéis. Em Janeiro começaram a chegar mais pessoas da Europa, incluindo de Portugal. Há um senhor da Polónia que veio de Portugal tentar a sorte no Luxemburgo. E também há portugueses que vivem no Luxemburgo e perderam o trabalho, e agora estão a dormir no centro de Hollerich, porque o Foyer Ulysse está cheio", disse a assistente social ao POINT24 .
Segundo números da Stëem vun Der Stross, em 2009 havia 170 sem-abrigo lusófonos.

Sem comentários:

Enviar um comentário