sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Luxemburgo pior que Portugal na educação apesar de gastar mais

Foto: Gerry Huberty
O Luxemburgo é o país que mais gasta em educação, mas tem piores resultados que os países mais poupados. Portugal gasta menos de metade que o Grão-Ducado, mas fica à frente do Luxemburgo na tabela de literacia.

Portugal gasta cerca de 46 mil euros com a educação de um aluno dos seis aos 15 anos de idade, segundo um relatório da OCDE divulgado ontem. No topo da tabela de investimento está o Luxemburgo, com quase 123.200 euros, mas com aproveitamento inferior na aprendizagem de matemática e ciência. Portugal atinge quase 500 pontos na tabela de literacia, enquanto o Luxemburgo se fica pelos 475 pontos.

O relatório diz que a riqueza nacional ou maiores investimentos em educação não garantem uma melhor prestação. "Entre as economias desenvolvidas, o montante gasto em educação é menos importante do que a forma como esses recursos são usados", lê-se no texto.

Os autores dão o exemplo de países que gastam mais de 100 mil dólares por estudante dos seis aos 15 anos, como o Luxemburgo, a Noruega, a Suíça e os EUA, mas demonstram níveis de desempenho semelhantes a países que gastam menos de metade desse montante, como a Estónia, a Hungria e a Polónia.

A principal conclusão é que o dinheiro por si só "não pode comprar um bom sistema de educação".

Os sistemas escolares de sucesso nestas economias tendem a privilegiar a qualidade dos professores sobre o tamanho das turmas. Os sistemas com melhores prestações "acreditam que todos os estudantes podem alcançar" resultados e dão-lhes a oportunidade para lá chegar, destaca-se no documento, que se baseia em dados do estudo PISA de 2009.

1 comentário:

  1. ÔH pa!!! vamos contextualizar essa análise ... diversificar critérios ... linearidade hermeunêutica leva a exegese equivocada ...

    ResponderEliminar