sábado, 17 de março de 2012

Luxemburgo: CCPL procura voluntários para projecto de integração

"Toi et moi, moi et toi ensemble" é o novo projecto de acolhimento e de integração da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL), que se dirige aos recém-chegados ao Luxemburgo.

"Até ao momento temos poucos recém-chegados associados ao projecto. Queremos divulgar o "Toi et moi" junto de cidadãos de países terceiros que tenham chegado recentemente ao Luxemburgo. Eles são o nosso público-alvo", explica ao CONTACTO Sónia Tomás, uma das responsáveis do projecto de acolhimento a recém-chegados da CCPL.

O objectivo do projecto de acolhimento é "facilitar a integração dos recém-chegados", resume a coordenadora do "Toi et moi". "Não há nada mais triste que chegar sozinho e não ter nem família nem amigos. Não basta uma pessoa ter trabalho e um tecto para dormir, há também outras questões importantes como criar laços de amizade", diz Sónia Tomás.

"Queremos que o voluntário guie o recém-chegado e que o introduza à cultura luxemburguesa, que o ajude na procura de formação linguística para aprender as línguas do país e que lhe mostre o funcionamento administrativo dos serviços, por exemplo", especifica a responsável.

Até ao momento, 20 voluntários locais associaram-se ao projecto de acolhimento da CCPL. "Os recém-chegados são muito menos", lamenta a coordenadora do projecto. "Ao todo são oito e são maioritariamente brasileiros e cabo-verdianos", especifica Sónia Tomás, que coordena o projecto com Andrada Deatcu (na foto).

O projecto é co-financiado pelo Fundo Europeu de Integração e pelo Gabinete Luxemburguês de Acolhimento e de Integração (OLAI) e decorre até Setembro deste ano.

Os recém-chegados interessados em participarem no projecto e as pessoas que queiram tornar-se voluntárias locais devem contactar a CCPL pelo tel. 29 00 75 ou por email (ccpl@ccpl.lu).

Texto e foto: Irina Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário