sábado, 17 de março de 2012

Mapa homenageia imigrantes portugueses

Um mapa de Portugal feito com uma mistura de terra recolhida em Portugal e no Luxemburgo homenageia a imigração lusa no Grão-Ducado, numa mostra que pode ser vista até 8 de Abril na Abadia de Neumünster.

Esta é uma das muitas obras que podem ser vistas na exposição "O fim do Mundo", inaugurada na sexta-feira. A mostra reúne um colectivo de seis artistas contemporâneas portugueses. As obras de Baltazar Torres, Pedro Valdez Cardoso, Pedro Henriques, Susanne S. D. Themlitz, Martinho Costa e José Batista Marques representam as interrogações dos artistas sobre um futuro que se prevê incerto.

Tal como no período dos Descobrimentos os portugueses desmitificaram mitos sobre o fim do mundo, este projecto quer "promover e recuperar a reflexão crítica e a tomada de posição sobre o anunciado fim do mundo na entrada de um novo milénio", defendem os artistas.

Para José Batista Marques, esta exposição demonstra que "a arte contemporânea portuguesa está bem e se recomenda, apesar das dificuldades actuais", disse o artista ao POINT24 .

Na última sala estão expostos vários trabalhos de alunos do 11° e 12° ano da escola António Arroio (Lisboa). É ali que se encontra o mapa de Portugal, uma das obras mais simbólicas da mostra.  

Texto e foto: Carlos de Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário