sexta-feira, 2 de março de 2012

Luxemburgo: Feira "myenergy days" quer sensibilizar as pessoas para a poupança de energia

O salão "myenergy days", dedicado à renovação energética das habitações, decorre entre hoje e domingo na Luxexpo, no Kirchberg, na capital. O CONTACTO conversou com Daniela Arêde, responsável de comunicação do myenergy, que organiza o evento, para saber qual é a missão daquele organismo e a função da feira, que este ano vai na sua segunda edição. 

Daniela Arêde, responsável de comunicação do myenergy
CONTACTO: A segunda edição da feira "myenergy days" arranca hoje. Qual é o papel deste salão e qual é a missão do myenergy, o organismo que organiza o evento? 
Daniela Arêde: O myenergy é a estrutura nacional para o aconselhamento em energia que é subvencionado por dois ministérios, o da Economia e o do Desenvolvimento Sustentável e das Infra-estruturas. O myenergy oferece aconselhamento gratuito através de uma hotline (número gratuito), o 8002 11 90, para o qual as pessoas podem ligar para se informarem sobre métodos para economizar energia, sobre renovação energética em novas construções ou em edifícios antigos em fase de renovação ou sobre as subvenções do Estado nestes domínios. As pessoas podem marcar uma entrevista com um dos nossos conselheiros nas nossas instalações na cidade do Luxemburgo ou num dos nossos "infopoints" (que temos em colaboração com comunas ou sindicatos comunais), em vários pontos do país.

CONT.: E é um serviço permanente? 
D.A.: Não. Cada "infopoint" tem horários de funcionamento próprios, que podem ser consultados no nosso site em www.myenergyinfopoint.lu. O utilizador pode assim verificar se a comuna onde vive faz parte da rede de "infopoints" e marcar uma entrevista com um conselheiro myenergy.

CONT.: Qual é a importância e a função do salão "myenergy days"? 
 D.A.: A feira foi criada pelo myenergy, e a primeira edição decorreu no ano passado, em Maio. As razões para a sua criação são várias. O governo luxemburguês estabeleceu objectivos muito claros em termos ambientais: redução das emissões de dióxido de carbono e poupança de energia, principalmente na área da habitação, que tem um grande potencial no que toca à poupança de energia, isto porque o Luxemburgo tem muitas casas antigas que não obedecem, em termos energéticos, às regras actuais. O salão foi criado, por um lado, para ser precisamente o espaço onde as pessoas interessadas em renovar uma casa antiga podem obter aconselhamento energético junto dos especialistas da área e, por outro, para alertar as pessoas para a necessidade de pensarem na habitação que compram ou que renovam do ponto de vista energético.

CONT.: A população do Luxemburgo tem reagido positivamente à política energética do Governo luxemburguês, nomeadamente através da introdução do "passeport énergetique" (passaporte energético) para as habitações ou o CAR-e para os veículos amigos do ambiente? 
D.A.: Acho que as subvenções são um instrumento que funciona relativamente bem, mas aquilo que tentamos fazer é aconselhar as pessoas a fazer a melhor escolha no que toca à eficiência energética da habitação que querem comprar ou renovar. No entanto, o factor "custos" é aquele que mais importa ao comprador. As iniciativas que o Estado tem tomado não são poucas e entendo que as pessoas devem aproveitar enquanto podem porque em breve não vai haver orçamento para manter essas mesmas ajudas. Actualmente, a feira concentra-se na divulgação de informação sobre a poupança energética em habitações antigas e não nas novas construções. O que é importante para nós é que as pessoas saibam que o myenergy existe, que é um organismo de apoio para as pessoas que pensam renovar uma casa. É muito importante tomar as decisões mais adequadas do ponto de vista de poupança energética quando se renova uma casa antiga, e o myenergy pode encaminhar as pessoas.

CONT.: O myenergy tem um poder regulatório sobre as empresas do sector da energia no Luxemburgo ou o seu papel é apenas de aconselhamento independente? 
D.A.: O myenergy pode ajudar as pessoas a encontrar a empresa de serviços ou de venda de equipamentos que melhor se adequa ao projecto de renovação energética que têm em mente, e guiar os consumidores para que tomem a medida mais adequada e mais rentável. O nosso papel é ajudar os consumidores para que não estejam mal-informados.

CONT.: Quais são as questões a ter em conta quando se renova uma casa? 
D.A.: Aconselho as pessoas a telefonarem para a myenergy para a marcação de uma entrevista com um dos nossos conselheiros, com quem podem discutir o projecto de renovação, e que os pode aconselhar na escolha de serviços e produtos que há no mercado. Depois, quando decidem tomar uma medida concreta na sua casa e querem candidatar-se a um dos apoios do Estado, aconselho a que se dirijam a um arquitecto ou engenheiro que faça uma avaliação do projecto e que dê aconselhamento energético ("conseil en énergie"), sem o qual não podem candidatar-se a um apoio financeiro do Estado. A pessoa pode requerer um apoio financeiro tanto para o aconselhamento energético como para as medidas de optimização energética que decida aplicar na renovação da casa .

Entrevista conduzida por Irina Ferreira 
Fotos: I. Ferreira 

Sem comentários:

Enviar um comentário