quarta-feira, 21 de março de 2012

Rui Monteiro vai assumir funções de cônsul de Portugal no Luxemburgo

Foto: Álvaro Cruz
O futuro número dois da Embaixada de Portugal no Luxemburgo chama-se Rui Miguel Peixoto Gonçalves Monteiro, e vai acumular com as funções de cônsul quando José Carvalho Rosa atingir o limite de idade e regressar a Lisboa, em Julho. O diplomata foi cônsul-geral na Venezuela e é actualmente conselheiro da Embaixada de Portugal em França.

A nomeação de Rui Monteiro ainda não foi publicada em Diário da República, mas o CONTACTO sabe que é ele quem vai substituir Rui Martinot Correia, o actual número dois da Embaixada, e acumular as funções de cônsul no Luxemburgo. Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou que é este o nome na calha para ocupar o segundo posto diplomático no Luxemburgo.

Rui Monteiro é actualmente conselheiro na Embaixada de Portugal em França. Logo que a comissão de serviço chegue ao seu termo, está previsto que o diplomata seja transferido para a Embaixada de Portugal no Luxemburgo, disse ao CONTACTO fonte da Embaixada em Paris. O processo está em tramitação e não se sabe ainda quando será publicado o despacho da nova nomeação, adiantou a mesma fonte.

Tal como o CONTACTO anunciou em exclusivo, o futuro número dois da Embaixada de Portugal no Luxemburgo vai acumular as funções de cônsul mas não vai ser nomeado cônsul-geral, porque assim "não poderia substituir a embaixadora como encarregado de negócios na sua ausência", disse o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros, Miguel Guedes, a este jornal.

O governo extingue assim um dos actuais três postos diplomáticos no país (embaixador, o número dois da Embaixada e o cônsul), o que já levou a protestos da comunidade portuguesa (ver caixa).

RUI MONTEIRO TEM EXPERIÊNCIA COMO CÔNSUL-GERAL

Esta não é a primeira vez que Rui Monteiro exerce as funções de cônsul. O diplomata, com 46 anos, foi cônsul-geral em Valência, na Venezuela, durante quatro anos e oito meses. Um cargo que ocupou de Janeiro de 2004 até Agosto de 2008, durante o qual chegou a acumular funções como cônsul também de Caracas, a capital venezuelana, a 200 quilómetros de Valência.

Enquanto Rui Monteiro foi cônsul em Valência, o Consulado de Portugal naquela cidade atendia diariamente uma média de 80 pessoas. No Luxemburgo, são atendidas 70 pessoas por dia, mas quase outras tantas voltam para trás e têm de regressar noutro dia por falta de capacidade de atendimento, denunciou na semana passada o conselheiro das Comunidades no Grão-Ducado, Eduardo Dias.

As comparações não se ficam por aqui. A Venezuela tem a segunda maior comunidade portuguesa na América Latina a seguir ao Brasil, com cerca de meio milhão de portugueses. A grande maioria está concentrada em grandes cidades como Caracas e Valência, as duas circunscrições consulares portuguesas no país. Mas o número de portugueses no Luxemburgo não pára de aumentar. São actualmente 107 mil, segundo números do Consulado, mas poderão atingir os 120 mil já este ano por causa da nova vaga de imigração, alerta o conselheiro das Comunidades.

Rui Monteiro nasceu em 1 de Julho de 1965, em Lisboa, e é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Entrou para o quadro diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1991. Esteve na Embaixada em Budapeste, onde foi segundo-secretário e depois primeiro-secretário, até 2000. Em Janeiro de 2004, assumiu as funções de cônsul-geral em Valência, cargo que chegou a exercer em acumulação com o de cônsul-geral em Caracas durante dois meses. Em Fevereiro de 2009, foi nomeado chefe de divisão dos Assuntos Económicos Bilaterais Europa e América da Direcção-Geral dos Assuntos Técnicos e Económicos, a que se seguiu o cargo de director de Serviços da Diplomacia Económica. Actualmente, é conselheiro na Embaixada de Portugal em França.

Texto: Paula Telo Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário