quarta-feira, 9 de maio de 2012

Arcebispo do Luxemburgo celebrou missa em português

Foto: DM
"Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", foram as primeiras palavras em português proferidas por Jean-Claude Hollerich na Catedral do Luxemburgo na passada sexta-feira.

Na missa dedicada à comunidade portuguesa no país, o arcebispo do Luxemburgo presidiu à celebração na língua de Camões, mas só se dirigiu aos presentes no início e no fim da celebração. Logo na abertura, Jean-Claude Hollerich lembrou que era a primeira vez que se incluía uma missa em língua portuguesa durante a Octave e garantiu aos portugueses que a Catedral da cidade "é a vossa casa e sois sempre bem-vindos".

A homília foi feita pelo padre Remildo, de Esch-sur-Alzette. No final da celebração, Jean-Claude Hollerich voltou a dirigir-se aos portugueses para dizer "muito obrigado".

É a primeira vez que a Octave inclui uma missa em português, por decisão do novo arcebispo do Luxemburgo.

Na eucaristia de sexta-feira passada estiveram presentes, para além do padre Remildo, o padre Simione, também da missão católica portuguesa do sul, os padres Pedro e Édzio, do Norte, e os padres Delfim e Sérgio, da cidade do Luxemburgo.

A consagração à Virgem Maria, primeiro com os lenços brancos, a recordar Fátima, (na foto em baixo) e depois à volta da imagem da mãe de Jesus (na foto em cima) foram os momentos altos desta cerimónia que não conseguiu encher completamente a Catedral do Luxemburgo.

A celebração foi animada por um coro que incluía membros de todos os coros do país, sob a batuta da irmã Suzete, da missão católica do centro do país.


Foto: Daniel Clarens

Texto: DM

   

Sem comentários:

Enviar um comentário