domingo, 6 de maio de 2012

Cantora Sofia Ribeiro estreia CD financiado por donativos

A cantora Sofia Ribeiro apresenta hoje à noite, no Auditório de Espinho, o álbum "Ar", produzido com 200 donativos vindos de 20 países, incluindo do Luxemburgo. No Grão-Ducado, a cantora apresenta o CD no dia 23 de Maio.

Várias vezes premiada internacionalmente, Sofia Ribeiro já editou mais três discos (dois dos quais gravados no Luxemburgo), mas este tem a particularidade de ter sido co-financiado pelo público, através do sistema de crowdfunding (literalmente, "financiamento pela multidão").

"Gravar um disco é um investimento grande e um sistema como este permite avançar com um projecto sem se ter que pedir um empréstimo e ficar eternamente endividado", explicou Sofia Ribeiro à Lusa.

Para a cantora, é também uma garantia de autonomia, sem ter de recorrer a uma editora discográfica. "Eu tinha todo o interesse em continuar a trabalhar de forma independente", observa a cantora.

Depois de o projecto ser dado a conhecer na internet, os donativos foram-se sucedendo e surgiram sobretudo de Portugal, da Colômbia, dos Estados Unidos e de Espanha, embora também tenha havido contribuições de países como o Luxemburgo, que enviou oito donativos, Austrália, Nova Zelândia, França, Inglaterra e Croácia. O contributo mínimo permitido era de 10 euros (o que dava direito ao download do disco quando concluído), e o donativo máximo foi de mil, o que garantia a colocação de um logótipo na contracapa do CD.

Sofia Ribeiro angariou assim um total de 5.977 euros – "120 % do valor inicialmente pedido", realça. Desse montante retirou 400 euros para o ProjecArte, um projecto de educação pela arte que serve vários bairros sociais do Porto.

No Luxemburgo, o álbum é apresentado a 23 de Maio, às 20h30, no restaurante Beim Wäisse Schwäin, em Rippig.

Sem comentários:

Enviar um comentário