quarta-feira, 6 de junho de 2012

Luxemburgo: Arcebispo é protector espiritual da confraria do Duque de Viseu

Jean-Claude Hollerich aceitou o convite do priorado
luxemburguês para ser o protector espiritual da Real
Confraria de São Teotónio
                      Foto: Marc Beaula
O arcebispo do Luxemburgo, Jean-Claude Hollerich, aceitou o convite do priorado luxemburguês para ser o protector espiritual da Real Confraria de São Teotónio. A cerimónia de entronização de novos membros decorreu no sábado na Igreja de Schengen.

Fundada sob a alta protecção de D. Miguel de Bragança, Duque de Viseu, a Real Confraria de São Teotónio assume-se como uma instituição laica, defensora do antigo espírito de cavalaria cristã, com a missão de divulgar a história e cultura de Portugal.

Na cerimónia, o priorado luxemburguês da confraria portuguesa, representado pelo conde Marc Beaulac, elevou o padre Belmiro Narino a capelão do priorado do Luxemburgo da Real Confraria de São Teotónio. O padre Belmiro Narino confidenciou ao CONTACTO: "Esta cerimónia representa a realização de um sonho de criança e constitui um desafio à própria Igreja".

"Nós fizemos mais aqui hoje do que o Papa fez em Assis, porque em Assis as religiões reuniram-se fora da Igreja e hoje fizemo-lo dentro da Igreja", disse o capelão da confraria, para quem a diversidade de nacionalidades dos membros da ordem, que inclui mesmo o sultão das ilhas Comores, ilustra a tradição portuguesa de "fazer amigos em toda a parte".

O padre Belmiro é o novo capelão da Real Confraria de
S. Teotónio                                                                    Foto: PM
"A presença do sultão das Ilhas Comores neste acto solene simboliza a continuação do sonho português de promover o convívio entre os povos. Os portugueses, como descobridores e negociantes, faziam amigos em toda a parte", disse o provedor da Santa Casa da Misericórdia no Luxemburgo.

Ulisses Rolim, grão-prior da ordem em Portugal, manifestou satisfação por entronizar novos membros num país com tantos portugueses. "Sabemos que existe uma grande comunidade de portugueses no Luxemburgo, e quando conseguimos reunir as pessoas em torno de valores comuns, ficamos muito contentes". E explica que "a divisa da Ordem é 'Levanta-te meu Rei, ergue o teu Reino', e hoje o 'Reino' significa o Reino da solidariedade, da caridade".

Além do padre Belmiro, foram entronizados também Mirandolinda Tasch-Fernandes, comendadora da Ordem do Infante Dom Henrique, e dois funcionários europeus, Avelina Borges de Oliveira e Daniel Fonseca e Dias, bem como uma dezena de nomes de outras nacionalidades. Para Mili Tasch-Fernandes, o acto "representou o reconhecimento de um percurso de vida ao serviço dos outros, da paz, da justiça e da tolerância". Após a cerimónia foi servido um cocktail nos jardins do Castelo de Schengen.
Texto: Patrícia Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário