sexta-feira, 6 de julho de 2012

Portugueses voltam do Luxemburgo sem emprego

Foto: Anouk Antony
Advogados e enfermeiros portugueses têm chegado ao Luxemburgo à procura de emprego e regressado sem encontrar trabalho. O alerta vem do responsável da Missão Católica Portuguesa de Esch/Alzette, que recorda que o desemprego já afecta 15 mil pessoas no país.

"A emigração [portuguesa] continua a chegar e é uma emigração de pessoas especializadas", disse Remildo Boldori à agência Lusa, em Lisboa, à margem das comemorações dos 50 anos da Obra Católica Portuguesa das Migrações.

Sem adiantar números, o responsável assegura conhecer casos de juristas, advogados, sociólogos, psicólogos e enfermeiros que continuam a chegar ao Luxemburgo à procura de trabalho.

"Temos casos concretos. Ainda esta semana houve um português a quem a Caritas pagou a viagem de autocarro de regresso a Portugal".

Na maioria dos casos, os portugueses "ficam uma semana ou duas e quando não encontram trabalho voltam", disse, admitindo que alguns encontram trabalho, mas em sectores pouco qualificados, como nas limpezas.

"É um desperdício. Partem de um país que poderiam ajudar a desenvolver e põem os seus talentos em trabalhos destes", lamentou.

O sacerdote apelou aos candidatos à emigração que se informem antes de partirem, já que, no caso do Luxemburgo, é preciso falarem francês, alemão ou luxemburguês, assim como terem uma promessa de trabalho e um lugar para morar.

Além disso, sublinhou, quando há lugares disponíveis, as empresas procuram colocar as pessoas que já estão no país. "Um novo inscrito, que acaba de chegar ao país e se inscreve no centro de emprego, é sempre o último", avisa.

1 comentário:

  1. Existem empresas que apoiam neste processo de saída para um pais estrangeiro. Uma das coisas mais frequentes é o facto de que muito do que se lê é uma autentica tanga... Entre outros problemas como os descritos.

    ResponderEliminar