sexta-feira, 10 de julho de 2009

Leudelange: Trabalhadores protestaram à porta da Qatena, após anúncio de fecho da tipografia

Na quinta-feira de manhã, 9 de Julho, os empregados da tipografia Qatena em Leudelange protestaram contra as medidas de compensação tomadas pela entidade patronal, na sequência do anúncio de que a empresa iria encerrar.

Cerca de 70 trabalhadores, de um total de 86, vão ser despedidos quando a tipografia fechar as portas. Os funcionários esperavam que um plano social pudesse exceder o que prevê a lei em termos de compensação, mas a direcção da empresa mostrou-se inflexível nesse aspecto.

Uma sociedade externa foi encarregada de propor "medidas de acompanhamento" para os empregados, mas estas propostas não são, segundo os trabalhadores, "adaptados às qualificações dos assalariados".

Outra divergência que opõe os dirigentes da Qatena e os trablhadores é a justificação dada para encerrar a empresa: a direcção da tipográfica desculpam-se com a crise no sector, mas os empregados e o sindicato OGB-L suspeitam que esta se deva a uma deslocalização das actividades da empresa para a Eslováquia.

Na próxima segunda-feira haverá outra reunião entre os dirigentes da Qatena e o sindicato. Se as divergências persistirem, começará um processo de conciliação entre as duas partes.

Cristina Casimiro

Sem comentários:

Enviar um comentário