quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Estados Unidos: Bill Gates, homem mais rico do mundo quer abrir "banco para pobres"

Bill Gates, o homem mais rico do mundo, quer providenciar um local seguro para os pobres depositarem o seu dinheiro e alocou 250 milhões de euros através da Fundação Bill & Melinda Gates neste projecto de âmbito global.

O objectivo é possibilitar aos cidadãos de todo o mundo que não têm acesso aos serviços bancários o depósito das suas poupanças através das agências de correio, postos de lotaria ou contas de telemóvel, segundo noticiou hoje a agência de informação financeira Bloomberg.

"Olhámos para quais são as necessidades financeiras das famílias pobres", revelou Bob Christen, que lidera a unidade financeira da Fundação Gates, que conta com 20 colaboradores, acrescentando que "havia uma tremenda procura pelos serviços de depósitos, por locais seguros para guardar o dinheiro".

O responsável explicou que as pessoas pobres não têm a forma mais adequada de poupar e disse que a abertura de contas de depósitos é importante para possibilitar que quando surgem doenças, maus anos agrícolas, desemprego ou calamidades inesperadas (custos súbitos que as famílias carenciadas não têm como suportar) haja uma resposta adequada.

"Ter serviços de depósito pode mudar a vulnerabilidade das pessoas às circunstâncias", sublinhou Bob Christen.

Porém, em grande parte da África subsariana ou no Sul do continente asiático, a inexistência de serviços financeiros próximos impossibilita esta prática comum das economias desenvolvidas e, muitas vezes, o que as pessoas teriam de pagar em transportes e deslocações para uma agência bancária não compensa o diminuto valor que pretenderiam depositar.

Por isso, o dinheiro, as jóias, o material de construção e o gado são as formas de poupança mais procuradas pelas famílias pobres, as quais perdem cerca de um quinto do seu valor, em média, a cada ano que passa.

"As coisas são roubadas, os animais morrem e acontecem situações às poupanças que diminuem o seu valor", frisou Bob Christen, que acredita que o esforço da Fundação neste projecto pode ser uma saída para este problema.

Há mais de 2,5 mil milhões de pessoas que vivem com menos de dois dólares por dia e a Fundação Gates está a desenvolver esta acção em parceria com uma longa lista de instituições parceiras, tais como a Opportunity International e a Fundação Aga Khan.

Sem comentários:

Enviar um comentário