domingo, 13 de setembro de 2009

Portugal/Legislativas de 27 de Setembro: Campanha eleitoral arranca hoje

A campanha eleitoral para as legislativas de 27 de Setembro arranca oficialmente este domingo e termina a 25, apesar de os líderes dos cinco principais partidos já estarem na estrada em pré-campanha há várias semanas.

O PS escolheu um encontro/almoço com o presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros, em Arronches (distrito de Portalegre), para o arranque "simbólico" da campanha eleitoral no local onde o PS teve a sua maior votação nas legislativas de 2005.

Também no Alentejo estará o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que tem um comício em Évora.

Lisboa e Funchal são os destinos escolhidos pelo presidente do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, para iniciar a campanha.

No distrito de Bragança vai estar o líder do CDS-PP, Paulo Portas, enquanto a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, optou por começar oficialmente as acções de campanha em Ponta Delgada.

Para as legislativas de 27 de Setembro concorrem 15 forças políticas, mas apenas nove partidos e uma coligação, a CDU, vão candidatar-se a todos os círculos eleitorais, segundo a Direcção-Geral da Administração Interna (DGAI).

De acordo com informações da DGAI, o PS, PSD, o CDS-PP, o BE, o Movimento Esperança Portugal (MEP), o Movimento Mérito e Sociedade (MMS), o PCTP-MRPP, o Partido Popular Monárquico (PPM) e o Movimento Partido da Terra (MPT) apresentaram listas aos vinte e dois círculos eleitorais, bem como a CDU (coligação que integra PCP, PEV e ID).

Ainda segundo os dados fornecidos pela DGAI, o MPT, irá concorrer sozinho apenas na Madeira e nos Açores, apresentando-se nos restantes círculos em coligação com o Partido Humanista (PH).

O partido Portugal Pró Vida (PPV), Partido Nacional Renovador (PNR), Partido da Nova Democracia (PND), Partido Operário da Unidade Socialista (POUS) e Partido Trabalhista Português (PTP) concorrem apenas em alguns círculos.

O PPV, PTP, MEP e MMS vão candidatar-se pela primeira vez às eleições legislativas.

Segundo o Diário da República de 31 de Julho, podem votar para as legislativas 9.490.680 eleitores.

Nas eleições legislativas de 2005, o PS obteve maioria absoluta ao alcançar 45,05% dos votos, elegendo 120 deputados, e o PSD teve 28,70%, ficando com 72 deputados.

A terceira força política foi a CDU com 7,56%, com 14 deputados, seguindo-se o CDS-PP com 7,26%, elegendo 12 deputados, e o Bloco de Esquerda obteve 6,38%, ficando com oito deputados.

Sem comentários:

Enviar um comentário