segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Portugal/Implantação da República-5 de Outubro: Monárquicos esperam restauração da monarquia

A bandeira monárquica foi hasteada esta oite no Largo de Camões, na sede da Causa Real, em Lisboa, perante cerca de duas centenas de apoiantes monárquicos, numa homenagem ao falecido rei Dom Carlos I.

Os manifestantes chegaram às meia-noite ao Largo de Camões, entre gritos de "viva o rei", para ouvir discursar o presidente da Causa Real, Paulo Teixeira Pinto.

O grupo parte em seguida em direcção ao Terreiro do Paço, para prosseguir a homenagem realizada no âmbito do centenário da implantação da República.

Os apoiantes da Causa Real embarcaram às 23h, no barco "São Jorge", em Belém, em direcção ao Cais do Sodré, como acto simbólico do regicídio, para depois homenagearem o rei Dom Carlos.

Em Janeiro, a Câmara Municipal de Lisboa mandou retirar a bandeira monárquica hasteada na sede da Real Associação de Lisboa, alegando "não cumprimento dos regulamentos municipais".

Segundo disse à Agência Lusa o presidente da Causa Real, Paulo Teixeira Pinto, “não há fundamento legal para essa decisão da Câmara”, uma vez que “invocou um regulamento sobre mobiliário urbano e publicidade que não são matérias confundidas com símbolos nacionais”.

“Não a vamos acatar a partir de agora. Falta-lhe enquadramento jurídico e não há nenhum fundamento ético que nos iniba de usar a bandeira monárquica na sede da Causa Real”, disse.

A partir de segunda-feira tem início o ano do centenário da implantação da República e a Causa Real promete fazer “alguns eventos” para assinalar esta data e para trazer a discussão da monarquia ao ambiente político português.

“Não festejaremos a República em si, festejamos é a continuação de Portugal e a esperança do futuro que se chama restauração da monarquia”, disse também o presidente da Causa Real, Paulo Teixeira Pinto.

Sem comentários:

Enviar um comentário