Após ter permanecido em terrenos negativos do mês de Maio ao Julho, a taxa anual de inflação no Luxemburgo prossegue o seu ciclo próximo do zero, estabelecendo-se nos 0,08%, no mês de Outubro, aponta o Statec, o instituto luxemburguês de estatísticas.
Após uma taxa de 0,24 % em Agosto e de 0,02 % em Setembro, a inflação continua estagnada próxima dos 0 % devido à forte diminuição dos preços petrolíferos em relação ao ano passado.
Em relação a Outubro de 2008, os preços petrolíferos diminuíram 20,9 % em Outubro deste ano. Por sua vez, a inflação subjacente (índice geral que exclui os preços dos produtos petrolíferos e outros preços que se formam nos mercados internacionais) baixou ligeiramente dos 2 %, em Setembro, para 1,9 % no mês de Outubro.
O Statec precisa que em relação aos produtos petrolíferos, registaram-se baixas de preço na ordem dos 4 % para a gasolina, dos 3,5 % para o combustível de aquecimento ("mazout") e dos 1 % para o gasóleo.
Também os preços das viagens de avião "all inclusive" sofreram uma queda de 2,6 % entre Setembro e Outubro.
Já em relação à subida de preços, esta verificou-se sobretudo nos produtos à base de cacao (+7,2 %), nos produtos de iluminação e acessórios para decoração (+5 %), no peixe e nos frutos do mar secos ou salgados (+4,9 %), nas tapeçarias e cortinados (+4,8 %), nos frutos do mar congelados e ultracongelados (+4,2 %), e nos aparelhos de aquecimento (+3,2 %).
Sem comentários:
Enviar um comentário