domingo, 3 de janeiro de 2010

BD: Morreu Tibet, o desenhador de Ric Hochet e de Chick Bill

O desenhador franco-belga Tibet, criador das personagens de banda desenhada Ric Hochet e Chick Bill, morreu no sábado aos 78 anos na sua casa da Côte d'Azur.

O desenhador, um dos últimos representantes da "idade de ouro" da banda desenhada belga, morreu durante a noite na sequência de uma embolia pulmonar, segundo informou a televisão belga RTBF.

Nascido em 1931 em Marselha, França, Gilbert Gascard foi viver para a Bélgica com a família quando tinha cinco anos. Aos 16, começou a trabalhar nos estúdios da Disney em Bruxelas, para o "Mickey Magazine", e aí conheceu André-Paul Duchâteau, futuro director da revista "Tintin".Em 1950, Tibet entrou para equipa desta revista, onde criou Chick Bill, uma fábula com animais que tinha por cenário o faroeste norte-americano. O cowboy - que ganhou forma humana a partir do terceira aventura - protagonizou 69 álbuns publicados a partir de 1954.

Em 1958, Tibet criou, com argumento de Duchâteau, o jornalista Ric Hochet, a personagem mais conhecida da dupla. Publicaram cerca de 70 álbuns desta série.

Tibet, o nome artístico de Gilbert Gascard, foi "inventado" pelo irmão mais velho que, com um ano e meio, não conseguia pronunciar Gilbert, segundo a RTBF.

Os livros de Tibet estão publicados em Portugal pela Asa.

Sem comentários:

Enviar um comentário