A bíblia do surfista é um livro que reúne textos bíblicos, explicando-os em linguagem adaptada ao mundo do surf para que estes desportistas melhor os entendam e, com a sua ajuda, consigam um dia apanhar "a onda perfeita".
Assim é a bíblia dedicada a surfistas, a ser apresentada na terça-feira ao fim da tarde, numa edição com capa de plástico e a foto de uma onda, que compila no seu interior o novo testamento, fotografias de surf, testemunhos de surfistas e pequenos textos que fazem a ponte entre a palavra de Deus e o mundo do surf.
De acordo com Alfredo Abreu, da Sociedade Bíblica portuguesa, que produziu esta bíblia para a comunidade Christian Surfers Portugal, o objectivo é "facilitar a entrada do público nestes textos milenares".
O surfista Nuno Rosário, líder dos Christian Surfers em Portugal, explicou à Lusa que esta bíblia já existe noutros países, tendo surgido com uma linguagem mais acessível a um determinado grupo.
Nuno Rosário contou que depois de ter ido morar para a Ericeira, para perto das ondas e da comunidade surfista, descobriu que muitos jovens procuram uma relação com uma comunidade espiritual, mas "estão escondidos".
"Nós encontrámos nas ondas a satisfação e o prazer que não encontrávamos noutro desporto ou actividade, mas mesmo com isso faltava sempre algo, a satisfação não era completa", contou, especificando que existem "necessidades espirituais que a sociedade não satisfaz e não havia um instrumento para satisfazer essa necessidade".
"Esse instrumento está agora aqui com testemunhos de pessoas", sublinhou.
O caso deste surfista é o de um homem que foi criado no seio de uma família católica, com uma educação religiosa, e que na fase adulta se sentia longe de Deus, até ao momento em que encontrou os cristians surfers e agora esta bíblia.
Já Zaca Soveral, professor de educação física e praticante de surf, não teve essa educação, mas a certa altura, sem saber precisar quando ou como, começou a acreditar em Deus.
"Foi um processo gradual. Gosto de viajar de ir apanhar ondas na Indonésia, na África do Sul, e comecei aos poucos a falar com Deus, sem rituais ou procedimentos específicos, como ir a uma igreja, mas na água ou em qualquer altura".
Em determinado momento, para o que contribuíram alguns desaires amorosos, começou a investir nessa forma de vida, a pôr-se determinados problemas e desafios, e encontrou resultados. A fé começou então a crescer.
"É um processo de crescimento e desenvolvimento, um processo de relação e amizade como outra qualquer, só que com um ser perfeito que acredito que foi o criador de tudo", afirmou.
Transportando Deus para o mundo do Surf, Zaca Soveral dá um exemplo concreto da sua fé num episódio ocorrido em Agosto do ano passado.
"Estava na Indonésia a fazer surf e senti algum medo, porque as ondas estavam muito grandes, havia cobras venenosas no mar e corais, onde nos podemos magoar seriamente. É em momentos como este que penso que Deus me vai ajudar, mas não acredito ingenuamente que me vai salvar".
"A bíblia diz-me isso: independentemente do que acontecer, Deus é amor", salientou.
Num dos textos introdutórios da bíblia está escrito que nas histórias partilhadas por surfistas se percebe "a necessidade de algo mais consistente e permanente do que ondas, algo mais profundo que não varie com a maré ou com o vento e que não acabe nunca - a onda perfeita".
Sem comentários:
Enviar um comentário