A Federação das Associações de Pais de Alunos da Escola Fundamental (pré-primária e primária) organiza uma conferência sobre a temática "Influência dos pais nos resultados de aprendizagem dos alunos".
A conferência tem lugar esta sexta-feira, 26 de Fevereiro, às 20h, no edifício Jean Monnet, no Kirchberg (rue Alcide de Gasperi, acesso pela rue Albert Wehrer), na capital. A entrada é gratuita, mas apenas possível sob apresentação de um documento de identificação.
O conferencista convidado, Charles Desforges, professor na Universidade Exeter, no Reino Unido, é um dos especialistas sobre a temática "a importância da cooperação da família e da escola e as suas consequências nas faculdades intelectuais do aluno". Com base nos seus resultados de investigação, Desforges forneceu recomendações ao governo inglês em matéria de ensino. Nesta conferência, Desforges vai abordar a influência da escola e dos pais sobre o desempenho das crianças, dos obstáculos às exigências e eventuais consequências. O aspecto essencial da responsabilidade dos pais é um dos pontos destacado pelo especialista. A conferência é proferida em inglês, com tradução simultânea em francês e luxemburguês.
No dia seguinte, sábado, decorre um fórum, entre as 9 e as 16h, na Ecole de Commerce et de Gestion (ECG), situada no n°21, rue Marguerite de Brabant, campus escolar Geeseknäppchen, em Merl, na capital.
Neste fórum, os pais interessados vão poder consultar ateliês e standes informativos e ter um contacto directo junto de responsáveis dos Ministérios da Família, da Educação e da Saúde. Os seminários organizados pelos ministérios vão abordar as diferentes etapas de desenvolvimento dos alunos, a exigência infantil nas estruturas de acompanhamento, as etapas do programa de estudos, bem como a sua saúde mental e física. Outros seminários, conduzidos por trabalhadores sociais, vão discutir os estímulos e apoios no acompanhamento dos alunos na sua aprendizagem escolar ou durante as fases difíceis como, por exemplo, a puberdade. No ateliê da FAPEL vai ser apresentada a estrutura das parcerias escolares, em especial as tarefas dos representantes de pais.
Os standes fornecem aconselhamento sobre a orientação escolar e profissional, entre outras informações úteis sobre as diferentes organizações que se dedicam às necessidades específicas das crianças e à protecção dos seus direitos.
O programa completo destes dois dias pode ser consultado no site da FAPEL ( www.fapel.lu ).
A conferência e o fórum são organizados com os patrocínios dos ministérios da Família, da Educação e da Saúde.
JLC
Foto: Anouk Antony
Sem comentários:
Enviar um comentário