segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Portugal: Previsão de taxa de desemprego de 9,8% é realista, diz ministra do Trabalho

A ministra do Trabalho considerou hoje realista a taxa de desemprego de 9,8 por cento prevista pelo Governo para 2010, tendo em conta que a OCDE divulgou uma taxa média anual de 9,6 por cento em 2009.

"A taxa média anual de 9,6 por cento é uma taxa que é confirmada pelo Governo", disse Maria Helena André em resposta ao deputado centrista Pedro Mota Soares.

Pedro Mota Soares lembrou as derrapagens nas previsões de desemprego de 2009 e perguntou se o Governo iria corrigir a previsão de 9,8 por cento na proposta de Orçamento do Estado para 2010.

Enquanto decorria a audição pelas comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e Trabalho e Segurança Social, a ministra recebeu a informação de que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) tinha divulgado a taxa média anual de desemprego em 2009.

A ministra contrapôs às acusações de irrealismo das previsões do Governo valor de 9,6 por cento apontado pela OCDE para Portugal.

"Assim, podemos discutir se os números são realistas ou irrealistas", disse Helena André.

No final da audição, a ministra escusou-se a comentar os números da OCDE, alegando desconhecer o relatório hoje divulgado.

Sem comentários:

Enviar um comentário