sábado, 20 de março de 2010

Luxemburgo: Tânia Maria e Raquel Barreira - uma noite dois, dois concertos em Dudelange

No próximo dia 25 de Março (quinta-feira), o Centro Cultural Regional "Opderschmelz", em Dudelange, vai receber uma noite de jazz e de fado.

Tânia Maria, a diva do jazz e estrela do samba, está em tournée pela Europa e o Luxemburgo figura na lista dos países onde a artista vai actuar e apresentar o seu último trabalho ao vivo gravado com o grupo "hr Big Band". O disco intitula-se "It’s only love" e foi editado no passado mês de Fevereiro. Tânia Maria é uma talentosa cantora, compositora e pianista brasileira. A agilidade dos seus dedos não passa despercebida ao público exigente que facilmente se rendeu ao ritmo da artista sexagenária ao piano. Aplica com grande sabedoria a técnica do scat (uso de sílabas onomatopaicas ou sem sentido cantadas sobre melodias improvisadas), quando canta e toca.

A sua música é alegre, energética e cheia de balanço, sem que se deixe de reconhecer na sua sonoridade a alma brasileira e o seu talento nato. Em 35 anos de carreira, editou 25 álbuns, "Piquant"; "Come With Me" e "Made in New York" foram os discos que conferiram-lhe notoriedade e respeitabilidade no meio do jazz. Marcou presença nos principais festivais de Jazz do mundo, a partir de Montreux a Nova Orleans, de Tóquio a Nice. Arrecadou alguns prémios, entre estes o Grammy de melhor performance de jazz com a composição "Come With Me", que data de 1983.

Tânia Maria estudou música clássica e começou a sua carreira em São Paulo e no Rio de Janeiro onde actuava em diversos clubes de Jazz. Deixou o Brasil para inaugurar um clube de Jazz na capital francesa, a partir desse momento a sua residência dividiu-se entre Paris e Nova Iorque.

A cantora Raquel Barreira, regressa ás suas origens e à música do seu país, que é Portugal. Graças à poesia e ao romance lançado pelo fado, a cantora portuguesa apresenta um repertório ecléctico. Com uma voz poderosa e melodiosa, Raquel Barreira transporta o auditório para um ambiente íntimo e inesquecível. O tom emocional e evocativo são apoiados pelos dois guitarristas, João Godinho e Paulo Simões, que enfatizam as inflexões subtis da voz da artista.

Desde muito jovem, Raquel Barreira, manifestou interesse pelo rock alternativo. Tornou-se vocalista dos "Brainchild", em 1997, uma banda de rock alternativo composta por elementos portugueses. Ainda continuava a cantar com os "Brainchild", quando trava conhecimento com outros estilos musicais como o jazz e o blues através de um grupo de músicos luxemburgueses (Kinsch Thierry, Laurent Hoffmann e Jitzer Jeitz). As novas influências determinam um novo percurso na sua carreira musical. Em 1999, edita o seu primeiro álbum intitulado "Imagens". Um disco pessoal, em que quase todas as letras foram escritas pela cantora e evocam memórias da sua infância passada em Portugal. Um ligeiro toque de fado está presente em algumas faixas, mas a cantora substitui a temática "saudade" pelo amor como fonte de vida e de alegria. O disco alcançou um grande sucesso no meio do público luxemburguês, contudo passou praticamente despercebido no seio da comunidade portuguesa. Após o lançamento de "Imagens" a cantora abandona o grupo "Branchild". Em 2005, lança o segundo álbum "Notas Soltas", um disco composto por 10 faixas de smooth jazz. Este segundo trabalho revela um crescimento vocal e musical alcançado pela artista. Raquel Barreira & friends são convidados a apresentar o trabalho nas principais salas de espectáculo do país.

As portas do Centro Cultural Regional "opderschmelz", em Dudelange, abrem ás 20h para receber Tânia Maria e Raquel Barreira em concerto. Os bilhetes em pré-venda rodam os 25 euros, no dia do espectáculo custam 30 euros. Para mais informações visite o site: www.opderschmelz.lu

Bilhetes à venda em:

www.e-ticket.lu
www.luxembourgticket.lu
www.mocom.lu/opderschmelz
www.ticket-regional.lu/dudelange
www.ticketnet.fr

Aneli Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário