Há mais de 10 anos que a conclusão da variante rodoviária (em francês: "rocade") em torno de Differdange é um assunto que mexe com os nervos dos políticos e da população local.
As negociações entre o Estado e a ArcelorMittal, proprietária dos terrenos por onde deverá passar o troço final da variante, arrastaram-se durante quase uma década, mas o acordo foi finalmente alcançado há algumas semanas, já que a autarquia de Differdange dispôs-se a pagar uma verba única de 900 mil euros para um contrato de "aluguer" de 30 anos renováveis.
Na origem do problema estava o traçado da variante que passava em pleno areal industrial pertencente à ArceloMittal, dividindo o terreno da empresa em dois. O Estado estava pronto a adquirir os terrenos necessários para a construção da estrada, mas relativamente a esse areal, com cerca de 1,3 hectares, não conseguia chegar a acordo com o grupo siderúrgico.
A nova estrada será assim quase paralela à actual rue de Soleuvre e passa sobre o antigo terreno de futebol do AS Differdange. Com esta variante, Differdange vai finalmente poder contar com uma ligação directa entre o centro da cidade e a auto-estrada A13 ("Collectrice du Sud").
Actualmente, um automobilista proveniente da rotunda Gadderscheier em direcção a Differdange tem de, logo após a ponte, virar bruscamente à esquerda para chegar a um curioso cruzamento que leva até ao centro da cidade, através da rue de Soleuvre. Depois de concluído este último troço da variante de Differdange, os automobilistas vão poder, depois dessa mesma rotunda, seguir em frente e desembocar numa nova rotunda, junto ao actual portal da ArcelorMittal. Está ainda prevista uma terceira rotunda nas traseiras do Hall La Chiers. A actual giratória Emile Mark vai desaparecer e passará a ser um simples cruzamento.
O projecto da variante faz com que o actual Centro de Intervenção dos Bombeiros e da Protecção Civil de Differdange seja transferido para novas instalações, a serem edificadas ao longo da nova estrada. A "rocade" de Differdange vai não só permitir um acesso mais rápido e simples ao centro da cidade, como deverá desviar grande parte do trânsito da rue de Soleuvre, melhorando assim a qualidade de vida dos habitantes do bairro de Fousbann, mas igualmente de todos os moradores da cidade. Vai ainda tornar possível o alargamento do novo bairro "Plateau du Funiculaire".
Carlos de Jesus
Imagem: Commune de Differdange
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