A situação de Portugal "é muito diferente" e "não pode ser comparada com a da Grécia", afirmou hoje o ministro da Economia da Alemanha, Rainer Bruederle, em Lisboa, considerando ainda o Programa de Estabilidade e Crescimento de "corajoso".
O governante alemão que fazia escala em Lisboa depois de uma visita ao Brasil, reuniu-se com o homólogo português Vieira da Silva para debater a situação em Portugal e na zona euro, e elogiou a capacidade do Governo português de fazer face à situação.
"A situação aqui em Portugal não pode ser comparada com a da Grécia. As condições aqui são completamente diferentes, o Governo português lançou um programa corajoso sobre o qual conversamos até pormenorizadamente, inclusive sobre as reformas da segurança social", afirmou Rainer Bruederle.
O ministro da Economia alemão destacou ainda a "cooperação entre o Governo e a oposição" e que o país "é capaz de agir" e fazer face à situação das contas públicas que enfrenta.
Para o futuro, Rainer Bruederle acrescentou que vai manter o contacto com os governantes portugueses, garantindo ainda que a ajuda a dar à Grécia deverá estar pronta no final da próxima semana.
"Haverá processos paralelos nos nossos dois países, o parlamento português também vai na próxima semana como o nosso lançar as bases para que o Governo possa agir com base na decisão tomada pelo conselho de ministros.(…) O Governo alemão será capaz de agir na sexta feira, depois de ter sido dada autorização pelo Parlamento alemão", disse.
"Penso que vamos ter de manter contactos frequentes, vamos ter de conversar muito e vamos ter de mostrar que a Europa sabe agir e que ela saber tomar as decisões certas", afirmou o governante quanto às futuras conversações com o executivo de José Sócrates.
Sem comentários:
Enviar um comentário