Os grão-duques Henri e Maria Teresa convidaram a rainha Beatrix da Holanda para a reabertura oficial do Museu de Arte Villa Vauban, que decorre este sábado. Isto porque a exposição vedeta desta inuguração é a colecção "The Golden Age reloaded" que mostra ao público os quadros emprestados pelo Rijskmuseum de Amesterdão.
Domingo, as portas abrem ao público.
O museu tem agora uma área de exposições de 862 metros quadrados. O edifício da "Villa" mantem-se o elemento predominante no museu. O aumento das instalações, que eram anterioramente de 238 m2, foi feito através da criação de um novo andar e de um subsolo em betão trabalhado e brilhante.
As colecções de pintura deixadas à autarquia da cidade do Luxemburgo por Jean-Pierre Pescatore, em 1853, Léo Lippmann, em 1878, e por Eugénie Dutreux-Pescatore, em 1902, vão estar expostas na Villa Vauban, solar construído pela família austríaca Mayer, fabricante de luvas, entre 1871 e 1873. São cerca de 300 obras, datadas dos séculos XVII, XVIII e XIX, de artistas de renome internacional, tais como Le Canaletto, Delacroix e Courbet.
Completamente renovada, a Villa Vauban, que se destaca no meio do parque municipal da capital luxemburguesa, na avenue Emile Reuter, beneficia de um sistema de segurança adaptado às normas actuais na matéria, o que facilitará os empréstimos de obras de outras colecções e museus. Exposições temáticas relacionadas com as obras das colecções da Villa Vauban poderão ser organizadas nos novos espaços.
A Villa Vauban, que até era antes simultaneamente museu e residência, passa a ser museu a 100 por cento. Anteriormente, os seus salões serviam de cenário a numerosos jantares oficiais e funcionavam como anexo ao palácio grão-ducal durante a renovação deste último. As suas paredes estão impregnadas com a história do Luxemburgo até às fundações, que repousam sobre um antigo forte construído em 1739. Uma parte deste forte foi também já adapatado para poder ser visitado pelo público.
A renovação e ampliação do Museu Villa Vauban ficou orçado em mais de 14,3 milhões de euros.
Novidades da reabertura
Uma das novidades do novo museu é que às sextas-feiras, entre as 18 e as 21h, a entrada é livre e após a visita, há um aperitivo-tapas para os visitantes.
Os responsáveis do museu estão ainda a preparar sessões de ioga diante de uma obra de arte e até "art dating", baseado no mesmo conceito do "speed dating", mas neste caso os potenciais casais são convidados a conversarem sobre arte.
Sem comentários:
Enviar um comentário