Os dois principais sindicatos do Luxemburgo, OGB-L e LCGB, assinalam este sábado, 1° de Maio, a "Festa do Trabalhador", com várias actividades e conferências abertas ao público em geral. Enquanto o LCGB reúne os seus membros em Dudelange, o OGB-L organiza uma grande festa no Grund, como já vem sendo costume para este sindicato nos últimos anos.
O LCGB festeja o Dia do Trabalhador em Dudelange, onde a partir das 9h30 desfilará pela rue du Parc um cortejo até à place de la Commune (concentração dos participantes à partir das 8h no Centro desportivo René Hartmann, onde croissants e café serão servidos).
Por volta das 10h15, na place de la Commune, Henri Dunkel, o presidente da secção do LCGB de Dudelange, assim como Robert Weber, presidente nacional do LCGB, discursarão sob a temática do 1o de Maio, seguindo-se um "vinho de honra" oferecido pela autarquia a todos os presentes.
O LCGB avisa que em caso de mau tempo, o cortejo não se realizará e todas as actividades serão transferidas para o centro desportivo René Hartmann.
OGB-L organiza grande festa no Grund
O sindicato OGB-L assinala este dia com uma grande "Festa do Trabalho, das Culturas e do Diálogo" que se realiza numa autêntica "aldeia intercultural" criada na Abadia de Neumünster, no bairro do Grund, na cidade do Luxemburgo.
Durante todo o dia haverá muita música vinda dos quatro cantos do mundo, destacando-se a Big Music Band 2001 Agora, o grupo senegalês "As Malick & Blue Tribe", o Rancho Folclórico de Seia, vindo especialmente de Portugal para participar neste evento, a banda luxemburguesa "Djuju", assim como a pianista dos Balcãs "Selma & friends", entre muitos outros artistas.
Ao mesmo tempo, a partir das 11h, várias associações mostram, no âmbito de uma "Aldeia Gastronómica", especialidades culinárias de vários países, não faltando as sardinhas e pastéis de nata portugueses, assim como a cachupa e o grogue cabo-verdianos.
Haverá durante todo o dia espectáculos e animações gratuitas para crianças, assim como oficinas criativas, dança e exposições sob os mais variados temas e culturas.
Basta visitar o site do sindicato em www.obgl.lu para descobrir o vasto programa de actividades previsto, assim como as questões práticas (ex: horários dos autocarros gratuitos entre o P&R Bouillon e o Grund, entre outras).
Gualter Veríssimo
Foto: Guy Jallay
Sem comentários:
Enviar um comentário