Portugal não está na mesma situação da Grécia, que tem um verdadeiro problema de finanças públicas, mas pode enfrentar um 'crash' devido ao fraco crescimento económico dos últimos anos, disse o economista Ricardo Reis, em entrevista à Bloomberg.
"Apesar de serem colocados no mesmo saco, o problema de Portugal é sobretudo de depressão, [porque] Portugal não cresce há 10 anos", afirmou o economista, citado pela Bloomberg, enquanto o da Grécia é "realmente um problema de finanças públicas".
"Portugal teve um problema de finanças públicas nos anos 90, mas há cerca de cinco anos foi ultrapassado", considerou, acrescentando que o foco nas finanças públicas serve para "distrair as pessoas dos problemas essenciais, que são o crescimento e a produtividade".
Para este economista, Portugal ainda passará por uma situação verdadeiramente crítica se a economia não recuperar rapidamente pela procura de produtos nacionais: "Se Portugal não começar a crescer dentro de dois a três anos, poderá acontecer um grande 'crash'", vaticinou.
"Esta crise tem pelo menos uma virtude, [que é] alertar os portugueses que a forma como viveram nos últimos 10 anos é insustentável", concluiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário