Quatro em cada dez portugueses afirmam beber álcool diariamente, o que deixa Portugal no topo dos 27 países da União Europeia, segundo um Eurobarómetro publicado esta semana em Bruxelas.
Os resultados de um inquérito realizado a 27 000 europeus em outubro passado revelam que o consumo de bebidas alcoólicas na União Europeia (UE) se situa a um nível idêntico de um outro feito quatro anos antes.
Uma percentagem de 43 por cento dos portugueses afirma consumir álcool diariamente, o que coloca Portugal no topo da UE. O segundo lugar é ocupado pela Itália, com 25 por cento, e a média no conjunto dos 27 é de 14 por cento.
Por outro lado, uma larga maioria de europeus gostaria que fossem tomadas medidas para combater os malefícios da ingestão de vinhos, cervejas e outras bebidas alcoólicas.
Entre os europeus, 83 por cento afirmam concordar com a realização de controlos de polícia nas estradas de uma forma aleatória, uma percentagem que sobe para 91 entre os portugueses.
Uma percentagem elevada de europeus, 89 por cento, concorda que a venda e o consumo de álcool a menores devia ser proibida na UE, a mesma percentagem registada em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário