sábado, 29 de maio de 2010

Brasil: Lula da Silva não ambiciona ser secretário-geral das ONU

O secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, desejou sorte ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, no caso de este vir a tornar-se o próximo líder da ONU, numa entrevista à emissora pública TV Brasil.

"Ouvi várias vezes estas conjecturas. Lula da Silva é um dos líderes mais importantes do mundo, mas eu não posso fazer comentários sobre isso”, disse Ban Ki-moon, ao ser questionado sobre se o Presidente brasileiro seria um bom secretário geral da ONU.

No entanto, Lula da Silva disse recentemente que não deseja o cargo de secretário-geral da ONU.

Ban Ki-moon está no Rio de Janeiro desde ontem, onde inaugurou com Lula o III Fórum Mundial da Aliança das Civilizações, que visa aproximar as pessoas de diferentes culturas e religiões.

Sampaio é alto representante da ONU na Aliança

A Aliança das Civilizações, uma iniciativa lançada em 2004 pelos Governos espanhol e turco e apoiada pela ONU, conta actualmente com a participação de 100 países e de 20 organizações internacionais. O ex-Presidente português Jorge Sampaio é o alto representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.

O fórum, que termina hoje, conta com a presença, entre outros, dos presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, Bolívia, Evo Morales, Eslovénia, Danilo Turk, Senegal, Abdoulaye Wade, Cabo Verde, Pedro Pires, e Timor-Leste, José Ramos-Horta, e dos primeiros ministros de Portugal, José Sócrates, e da Turquia, Recep Tayip Erdogan.

Asselborn representa Luxemburgo


O Luxemburgo, que também faz parte desta Aliança, está representado pelo seu vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean Asselborn.

2 comentários:

  1. Petição MIL: Lula da Silva a Secretário-Geral da ONU



    A todas as Autoridades Políticas da Comunidade Lusófona



    Reconhecendo o grande prestígio internacional justamente granjeado pelo Presidente do Brasil, Lula da Silva, o MIL: Movimento Internacional Lusófono defende que ele seja proposto, pelos Estados e regiões de expressão e tradição lusófona, para próximo Secretário-Geral da ONU: Organização das Nações Unidas.



    Não se podendo recandidatar ao cargo que ocupa, uma pessoa com o seu grande prestígio internacional não deverá ficar, pura e simplesmente, desaproveitada. A sua eleição como Secretário-Geral da ONU seria, também, o reconhecimento da cada vez maior importância da Comunidade Lusófona – e, em particular, do Brasil – à escala global. E seria, sobretudo, uma boa notícia para o mundo.


    Primeiro subscritor: Fernando Nobre


    Para subscrever a Petição

    http://luladasilva.movimentolusofono.org


    MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO

    www.movimentolusofono.org

    ResponderEliminar
  2. Eso es LULA da SILVA:

    Tudo sobre o PNDH-3
    Programa Nacional de PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA sob Pretexto de Direitos Humanos

    http://www.ipco.org.br/home/pndh-3

    ResponderEliminar