A companhia petrolífera britânica BP indicou hoje em comunicado que vai pagar "todos os custos necessários e justos" de limpeza da maré negra provocada pela explosão de uma plataforma que explorava no Golfo do México.
"A BP assume a responsabilidade da resposta à maré negra (...) Vamos limpá-la", afirma o grupo em comunicado publicado num site na internet sobre a gestão desta catástrofe ecológica.
"A BP vai pagar os custos necessários e justos de limpeza", refere a companhia.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acusou no domingo a BP, durante uma visita à costa da Louisiana, uma das zonas mais afetadas.
"Que fique bem claro: a BP é responsável por este derrame. A BP vai pagar", afirmou, em alusão aos cerca de 800 mil litros de petróleo que são diariamente derramados no mar.
O grupo comprometeu-se também a pagar "todos os pedidos de indemnizações legítimos e objetivamente verificáveis por perdas e prejuízos ligados à maré negra".
Segundo o jornal The New York Times, a lei federal norte-americana limita a 75 milhões de dólares a responsabilidade da BP em caso de maré negra, fora os custos de limpeza.
Questionado pela AFP, um porta-voz da empresa disse não estar informado sobre este limite.
"A mensagem da BP é que o grupo é responsável pela maré negra e cobrirá os seus custos", referiu.
Segundo a agência de avaliação financeira Fitch Ratings, a operação de limpeza da maré megra no Golfo do México poderá custar entre 2 e 3 mil milhões de dólares.
Foto: Arquivo LW
Sem comentários:
Enviar um comentário