terça-feira, 4 de maio de 2010

UE: Grécia vai receber 110 mil milhões de euros da UE e do FMI nos próximos três anos para sair da crise

Os primeiros empréstimos da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) concedidos à Grécia chegarão a tempo de permitir que o país pague as dívidas com vencimento no próximo dia 19 de Maio, segundo fonte do governo de Atenas. O país tem 9 mil milhões de euros em obrigações a pagar nesse dia.

O total do plano de ajuda à Grécia, concedido pela UE e FMI, é de 110 mil milhões de euros.

Domingo, os ministros de Finanças da zona euro aprovaram o plano de ajuda à Grécia que prevê o envio de 80 mil milhões de euros por parte da UE, sendo os restantes 30 mil milhões enviado pelo FMI, segundo confirmou o primeiro-ministro do Luxemburgo e presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

Para obter esta ajuda financeira, o Executivo grego teve que concordar com medidas de contenção orçamental rigorosas, como rever o Orçamento de Estado em baixa, diminuir os ordenados dos funcionários públicos, além do aumento dos impostos.

Atenas tem estado sofrido fortes pressões a nível mundial para reduzir a enorme dívida pública que afectou os mercados internacionais. Os países da zona euro decidiram assim acelerar os esforços para ajudar a Grécia face à ameaça de lançar aquele estado-membro da UE numa crise interna e que o problema se espalhe a outros estados-membros com fortes dívidas públicas, como são o caso de Espanha e Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário