A ex-coordenadora do Ensino no Luxemburgo, Margarida Lévy profere uma conferência (em francês) sobre "A Natureza Morta: da Grécia e Roma aos nossos dias" na Abadia de Neumünster, no Grund, na cidade do Luxemburgo, esta quarta-feira, 5 de Maio, às 18h30.
Margarida Lévy nasceu na Guarda em 1946. Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa, em 1968. Um ano depois obteve o Curso de Ciências Pedagógicas na mesma faculdade. Partiu quatro anos para Siena e Perugia, com bolsas do Istituto Italiano di Cultura in Portogallo. Estudou História de Arte, Cinema e Teatro nas Universidades destas duas cidades.
Lévy iniciou a sua carreira docente no Liceu Dom João de Castro, em Lisboa, como professora estágiaria, em 1973. Efectivou-se no ensino secundário em 1975 e, em 1978, concorreu para a Inspecção-Geral de Educação, onde começou a trabalhar como inspectora no terreno. Em 1985, foi nomeada para França e Luxemburgo como inspectora principal dando apoio às coordenadoras pedagógicas dos dois países.
Em Agosto de 1988, é nomeada coordenadora pedagógica do Luxemburgo, cargo que exerceu sem interrupção até Julho de 2009, data em que solicitou a aposentação, que lhe foi concedida a partir de 1 de Setembro. Como coordenadora iniciou os cursos integrados de língua portuguesa em 14 localidades do Luxemburgo, os cursos de Português Língua Estrangeira (PLE), os cursos de alfabetizaçao para adultos portugueses e a Secção Cultural.
Em Outubro de 2009, inscreveu-se na "Ecole du Louvre" para continuar a estudar, a aprender e a transmitir o gosto pela Arte sob todas as formas.
A conferência é promovido pela Caixa Geral de Depósitos em colaboração com a Abadia de Neumünster.
Foto: Guy Jallay
Sem comentários:
Enviar um comentário