A empresa Goodyear Dunlop Tires Operations contratou 120 pessoas para a sua fábrica de pneus de Colmar-Berg e a partir de 9 de Agosto pretende produzir sete dias por semana. Entretanto, o CONTACTO soube ainda que a empresa prevê subir o número de novos trabalhadores até aos 200 antes do final do ano.
Desde o início da crise económica que a Goodyear Luxembourg não tem vindo a substituir o pessoal que foi saindo naturalmente. Na sua fábrica de produção de pneus para camião, em Colmar-Berg, nenhum empregado foi despedido, mas os que se reformaram, sairam devido à pré-reforma ou ainda os que se demitiram não foram substituídos.
"Recorremos ao desemprego parcial para fazer face à baixa da procura", explica o responsável pela comunicação Jean-Paul Bruck.
Mas a boa notícia chegou na semana passada. "Alguns sinais mostram que o mercado do pneumático para camião está a recuperar", revelou aquele responsável, e "para podermos estar prontos a satisfazer a procura, decidimos contratar 120 pessoas para a fábrica de Colmar-Berg".
A Goodyear Dunlop Tires Operations, cuja fábrica trabalha actualmente seis dias por semana, pretende com este aumento de pessoal passar ao regime de sete dias, a partir de 9 de Agosto. Mas não funcionará em regime pleno. Como afirma Jean-Paul Bruck “isso não quer dizer que regressemos à situação de 2008 (n.d.R.: ano recorde para o grupo); estamos a melhorar, mas a crise ainda não terminou”.
Neste momento, os novos trabalhadores já estão contratados e formados. As 120 pessoas deverão ter um contrato indeterminado, com um período de estágio.
Registe-se que esta progressão na procura diz respeito essencialmente ao pneu suplente, ou seja, ao pneu que é colocado pelo construtor no camião que sai da linha de produção. "Do Luxemburgo, fornecemos directamente os construtores", lembra Jean-Paul Bruck. Para o mercado de venda de pneus ao público vai ser preciso ainda esperar algum tempo para que a procura recupere, considerou Bruck.
FPinto
Foto: John Lamberty
Sem comentários:
Enviar um comentário