quinta-feira, 6 de maio de 2010

Paulo Pisco preside Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Luxemburgo

Paulo Pisco, deputado do PS eleito pelo círculo da Europa, vai presidir o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Luxemburgo que hoje tomou posse perante o presidente da Assembleia da República.

Para Paulo Pisco, "o Grupo Parlamentar de Amizade com o Luxemburgo será uma forma de aproximar os dois países e uma oportunidade para pôr em evidência a importância da comunidade portuguesa no Luxemburgo", disse o deputado em comunicado enviado hoje às redacções.

Os outros deputados do PS que fazem parte do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Luxemburgo são Isabel O’Neto, Bravo Nico e Jorge Gonçalves. Do PSD são os deputados Carlos Gonçalves, Clara Carneiro e Ulisses Pereira. Do CDS/PP é Pedro Brandão Rodrigues e Jorge Machado, do PCP.

De acordo com a Resolução da Assembleia da República que define o funcionamento dos Grupos Parlamentares de Amizade, estes têm como objectivo trocar conhecimentos e experiências, promover interesses e objectivos comuns na área da política, economia, sociedade e cultura, e reflectir em conjunto sobre problemas que envolvam os dois Estados e os seus nacionais e das suas comunidades emigrantes.

A criação dos Grupos Parlamentares de Amizade obedece a várias obrigações, incluindo a de haver reciprocidade. Para isso é preciso que esteja formado ou venha a formar-se no prazo de seis meses um grupo equivalente no Parlamento do outro país. Quando estão criados grupos nos dois parlamentos, organizam-se actividade que envolvem deputados dos dois países e de vários partidos políticos, e embaixadores ou representantes de vários sectores de actividade profissional, social ou cultural.

Cada Grupo Parlamentar de Amizade tem de elaborar um programa de actividades anual, que é submetido à aprovação do Presidente da Assembleia da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário