terça-feira, 4 de maio de 2010

UE/Aviação: Ministros dos Transportes debatem crise provocada por vulcão na Islândia

Os ministros dos Transportes da União Europeia (UE) reúnem-se hoje em Bruxelas para debater a crise causada pelas cinzas de um vulcão islandês, em Abril, que encerraram os céus de vários países.

Do conselho de ministros extraordinário não saírão quaisquer decisões, mas em cima da mesa estarão questões como a aceleração da aplicação do pacote legislativo Espaço Único Europeu II, previsto para 2012, e que inclui, nomeadamente, a criação de um único sistema para gerir o tráfego aéreo.

A Comissão Europeia e a presidência espanhola da UE querem ver parte das medidas do pacote adoptadas até final deste ano.

O argumento para defender a criação de um organismo central de gestão é a dificuldade de responder a situações de crise quando a decisão é tomada a 27, como se demonstrou na crise causada pelas nuvens de cinza originada pelo vulcão na Islândia.

A concessão de ajudas de Estado às companhia aéreas da UE prejudicadas pelo encerramento do espaço aéreo de vários países durante dias é outro tema da agenda da reunião.

A 14 de Abril, um vulcão localizado no glaciar de Eyjafjallajokull, no sul da Islândia, entrou em erupção e lançou uma nuvem de cinzas de grandes dimensões para a atmosfera que obrigou ao encerramento do espaço aéreo em vários países europeus, provocando um caos sem precedentes na história da aviação civil.

A perturbação do tráfego aéreo não só deixou milhões de passageiros em terra, como causou fortes prejuízos às companhias aéreas.

Sem comentários:

Enviar um comentário