sábado, 21 de agosto de 2010

Recuperado quadro de van Gogh roubado de um museu do Cairo esta manhã

O quadro “Papoilas", de Van Gogh, avaliado em cerca de 40 milhões de euros, foi recuperado pela polícia egípcia horas após ser roubado do museu Mahmoud Khalil no Cairo, revelou hoje o ministro da Cultura do Egipto.

Faruq Hosni relatou que agentes de segurança confiscaram no aeroporto o quadro a um casal italiano que se preparava para sair do país, mas não deu mais pormenores sobre o assalto ou sobre a operação policial.

É a segunda vez que este quadro, conhecido tanto pelo nome de “Papoilas” como “Jarra com flores” é roubado do museu de Khalil. Ladrões desapareceram com a pintura em 1978, mas ela viria a ser recuperada no Kuwait dois anos depois num local não revelado.

Desta vez, a pintura, foi "tirada da moldura depois da abertura do museu, esta manhã", afirmou o ministério da cultura egípcio, em comunicado hoje difundido.

O Museu Mahmoud Khalil contém um importante acervo de arte europeia dos séculos XIX e XX, incluindo obras de Gauguin, Van Gogh, Renoir, Degas, Cezanne, Monet e Rodin. Este museu já foi um palácio de um parlamentar dos anos 1930 que lhe deu o nome e que possuía uma colecção de obras de arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário