quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Polémica: Sarkozy sugere a Reding que receba ciganos no Luxemburgo

O presidente francês sugeriu quarta-feira que a comissária europeia Viviane Reding, que criticou a França pela expulsão de ciganos, os acolha no Luxemburgo, o país de origem da comissária.

Sarkozy disse que "não fez mais do que aplicar os regulamentos europeus, as leis francesas e que não há nada a censurar a França nesta matéria, mas que se os luxemburgueses querem aceitá-los, não há problema", contou um senador do partido presidencial.

Sarkozy disse ainda que vai explicar-se, hoje em Bruxelas, durante o Conselho Europeu e considerou "escandaloso" que a Europa se exprima desta forma em relação à França.

O ministro dos Negócios Estrangeiros luxemburguês, Jean Asselborn, considerou "malévolas" as declarações atribuídas a Sarkozy.

"Viviane Reding não falou como luxemburguesa. Ela é luxemburguesa, mas é sobretudo a comissária responsável pela justiça", declarou Asselborn à agência France Presse, alertando para a "confusão" feita por Sarkozy.

Durão Barroso apoia Reding

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, manifestou o seu apoio pessoal comissária na queixa que esta quer apresentar contra a França por este país desrespeitar as directivas europeias relativamente à circulação de pessoas no território da UE.

Mas Durão Barroso demarcou-se das alusões feitas às deportações da Segunda Guerra Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário