O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, está confiante que Portugal irá conseguir diminuir o seu défice orçamental, tendo incentivado Lisboa a continuar com as reformas que ajudarão a economia a crescer.
“Portugal tem uma boa oportunidade de recuperar das dificuldades actuais, mas certamente que é necessário intensificar a consolidação orçamental”, declarou Rehn numa conferência de imprensa em que apresentou uma revisão intercalar das previsões económicas para a União Europeia (UE). Para Rehn, “reformas estruturais sérias ajudarão a melhorar o potencial crescimento” da economia portuguesa. Uma mensagem que chega a poucas semanas da apresentação da proposta de Orçamento de Estado português para 2011.
A Comissão Europeia fez hoje uma revisão em alta da previsão de crescimento económico europeu para 2010, estimando agora um aumento de 1,8% do PIB na UE e 1,7 na Zona Euro. As previsões intercalares foram feitas a partir de dados relativos às sete maiores economias dos 27.
Olli Rehn recordou que a economia portuguesa “sofreu” com a crise financeira com a divida soberana do país a atingir taxas de juro elevadas na Primavera e Verão. “Foi essencial que o Governo português tivesse adoptado acções determinadas e intensificasse a consolidação orçamental”, garantiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário